FESTA

Maracatu de Ilhabela celebra 5 anos com evento e oficinas gratuitas

Ao lado de batuqueiros da Nação de Maracatu Porto Rico de Recife, grupo Marabantu promove grande festa da cultura afrobrasileira no centro histórico de Ilhabela

Da redação
Publicado em 23/05/2023, às 09h59 - Atualizado às 11h32

FacebookTwitterWhatsApp
Festa de maracatu - Reprodução/Marabantu
Festa de maracatu - Reprodução/Marabantu

Em comemoração aos cinco anos de fundação do grupo Marabantu, representante do maracatu de Ilhabela, a cidade será palco de uma grande festa da cultura afrobrasileira com direito a cortejos, oficinas, ensaios e outras atividades abertas e gratuitas. O destaque da programação é a visita de batuqueiros da Nação de Maracatu Porto Rico, direto de Pernambuco.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

A partir de amanhã (24), haverá oficinas abertas e duas intervenções em escolas estaduais de Ilhabela. No dia 28, um grande cortejo aberto percorrerá ruas da Vila, centro histórico da cidade, e seguirá até a igreja matriz. Depois, o espaço cultural Waldemar Belisário será palco da festa social para celebrar a data. A entrada é gratuita. 

Criado em 2018, o Marabantu é um grupo percussivo, que estuda e promove a cultura do Maracatu de Baque Virado, tendo como maior referência a Nação de Maracatu Porto Rico de Recife.

Festa de maracatu (Reprodução/Marabantu)

Pedro Vercelino, líder do Marabantu, músico percussionista, provocador cultural e idealizador do Projeto Re-Percussão, fala sobre a formação do grupo: “Nosso grupo nasceu da vontade de mergulhar na cultura afro e na brasilidade para levar essa magia a cada vez mais pessoas. Hoje, já somos referência de maracatu na região e esse evento vem para consolidar a força, beleza e importância dessa expressão ancestral. Além disso, nos comprometemos com a missão de fortalecer as nações fundadoras que são a história viva da cultura afrobrasileira".

A capital pernambucana é o berço desta manifestação do folclore brasileiro que envolve danças elaboradas, religiosidade africana, figurinos coloridos e extravagantes e muita música. Sua origem remonta à época do Brasil colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.

 A partir de tais referências históricas e culturais, e como resultado dessa construção orgânica no litoral paulista, o grupo Marabantu proporciona à comunidade e ao público de Ilhabela diversas intervenções artísticas com o objetivo de divulgar o universo do Maracatu.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Em cinco anos de existência, o Marabantu já contou com mais de 60 integrantes. Oferta oficinas gratuitas, ensaios abertos e apresentações. Também fomenta o apoio a diversos coletivos culturais da cidade e cria parcerias estratégicas com os grupos pernambucanos, consolidando a conexão direta com ícones do maracatu.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!