FENÔMENO

Linda imagem: arco-íris brilha no céu de Ilhabela (SP)

Foto foi registrada por um morador local na manhã deste domingo (11)

Da redação
Publicado em 12/07/2021, às 11h01 - Atualizado às 16h39

FacebookTwitterWhatsApp
Lindo arco-íris no céu de Ilhabela, SP - Foto: Bruno Souza
Lindo arco-íris no céu de Ilhabela, SP - Foto: Bruno Souza

O clima de inverno em todo o Litoral Norte proporcionou uma cena linda no arquipélago de Ilhabela (SP) na manhã deste domingo (11).

Um morador registrou imagens de um espetacular arco-íris no céu ilhabelense. O vídeo foi publicado no grupo ‘Ilhabela’ no Facebook.

Não há informações sobre o local, mas a cor do mar também impressiona, deixando a cena digna de cinema.

As imagens foram feitas por Bruno Souza. Na legenda, o morador escreveu: “a natureza declara glória a Deus”.

De acordo com o portal Terra, um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/CNnoticiasultimahora3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“Quando a luz do sol atravessa um trecho de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida em várias cores ao ambiente”, diz o Departamento de Física da USP.

Mas o arco-íris não existe realmente. Ele é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador.

Segundo cientistas, às vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal.

Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!