BALEIAS NO LITORAL

Início da temporada de baleias: Ilhabela torna-se ponto de observação no litoral de SP

Prefeitura e institutos promovem cerimônia de abertura com atividades educativas e apresentações para turistas e moradores

Da redação
Publicado em 30/05/2023, às 14h34 - Atualizado às 14h59

FacebookTwitterWhatsApp
Temporada de baleias começou em Ilhabela (SP), mas é importante se atentar com as regras de avistamento - Foto: Prefeitura de Ilhabela
Temporada de baleias começou em Ilhabela (SP), mas é importante se atentar com as regras de avistamento - Foto: Prefeitura de Ilhabela

A prefeitura de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, abre oficialmente a Temporada de Baleias e Golfinhos no próximo sábado (3) e dá início a um período de observação desses majestosos animais no litoral de São Paulo. 

O evento de abertura será realizado na Vila, em frente ao píer a partir das 16h, e contará com a presença de autoridades municipais, representantes de institutos de pesquisa, população local e turistas.

Ilhabela se destaca como referência no Brasil no que diz respeito à observação de baleias e golfinhos; o arquipélago tem investido na capacitação do setor para garantir uma experiência de qualidade aos visitantes, sem prejudicar os cetáceos.

Além disso, a administração municipal destaca que há um esforço para fornecer informações sobre esses animais às crianças locais para promover a conscientização sobre a importância da preservação deste patrimônio natural.

Foto: Júlio Cardoso/ Projeto Baleia à Vista ()

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, parceiro da prefeitura de Ilhabela nessas ações, as águas próximas a Ilhabela são um dos maiores hotspots de baleias e golfinhos do Brasil e abriga diversas espécies da biodiversidade marinha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Harry Finger ressalta que a biodiversidade marinha é o grande destaque da região: além das jubartes, que são frequentemente avistadas ao longo dos anos, outras espécies de baleias e golfinhos também podem ser observadas durante todo o ano.

No ano passado, a temporada de observação de baleias e golfinhos teve um saldo positivo em Ilhabela. Segundo o Projeto Baleia à Vista (Probav), foram registradas 81 baleias jubarte entre 163 avistamentos. Este número representou um avanço significativo em relação aos anos anteriores, evidenciando o progresso alcançado na conservação da espécie.

O período de destaque da passagem das baleias jubarte em Ilhabela ocorre entre os meses de junho e agosto, mas outras três espécies de baleias e oito espécies de golfinhos já foram registradas no arquipélago.

A programação da abertura da temporada inclui atividades educativas do Viva para crianças, uma conversa com a Dra. Mia Moretti, do Instituto Viva - Ilhabela Mar de Baleias, Golfinhos e Cia, entrega de certificados de capacitação promovida pelo Instituto Baleia Jubarte, apresentação dos resultados do Turismo de Observação de Cetáceos, exibição de um documentário do Instituto Baleia Jubarte e um show com o Projeto Brazuca.

Cronograma de apresentação

Sábado, 3 de junho, às 16h

Local: Vila – área em frente ao píer

Das 16h às 18h: atividades educativas do Viva para crianças.

Das 18h às 18h40: conversa com a Dra. Mia Moretti do Instituto Viva – Ilhabela Mar de Baleias, Golfinhos e Cia.

Das 18h45 às 19h15: entrega de certificados do curso de capacitação promovido pelo Instituto Baleia Jubarte, apresentação dos resultados do Turismo de Observação de Cetáceos, além de dicas e regras de observação.

Das 19h15 às 19h30: apresentação do Documentário do Instituto Baleia Jubarte.

Das 19h30 às 20h30: show com o Projeto Brazuca.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!