A última média oficial da mortalidade infantil e das consultas de pré-natal no Estado atesta a qualidade do serviço de saúde oferecido em Ilhabela. O município teve os melhores índices entre as 4 cidades do Litoral Norte.
Em relação à mortalidade infantil, Ilhabela registrou a média de 10,2 por mil nascidos vivos, ficando, inclusive, abaixo do Estado, que é de 12,5 mortes/mil. Caraguá registrou 18,7; Ubatuba 12,6; e São Sebastião 12,03 mortes para cada mil nascidos vivos/menores de 1 ano.
Nos anos de 2007 e 2008, o índice da mortalidade infantil em Ilhabela atingiu 15,0 e 15,8, conforme dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análises de Dados).
Consultas
A melhora, segundo afirma a prefeitura é reflexo do serviço oferecido que possui, por exemplo, o maior índice de atendimento de pré-natal. Ilhabela registrou 87,5% de mães que tiveram 7 ou mais consultas durante a gravidez, enquanto Caraguá teve 81,8%; Ubatuba 74,01%; e São Sebastião 74%. A média estadual de mulheres que tiveram 7 ou mais consultas de pré-natal é de 75,7%. “Só este ano estão previstos R$ 23 milhões para a saúde no orçamento”, informou o prefeito Toninho Colucci (PPS).
Partos
A maternidade é um dos destaques do Hospital Mário Covas e realiza uma média de 40 partos por mês, 80% deles normais.
Para se ter um bom pré-natal, o Ministério da Saúde preconiza o mínimo de 6 consultas médicas para gestantes de baixo risco. Em Ilhabela, 87,5% tiveram 7 ou mais consultas este ano e 84,9% em 2010.
Pré-natal
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o pré-natal é um conjunto de cuidados médicos, psicológicos, nutricionais e sociais destinado a proteger a mãe e a criança durante a gestação, o parto e o período pós-parto, com objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil.
Comentários