Ilhabela se prepara para receber turistas de todo o mundo

Costa Norte
Publicado em 27/01/2012, às 12h48 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h33

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Escolhida pelo MTur (Ministério do Turismo) como destino de “Sol e Praia” do Estado no roteiro turístico do mundial de 2014, a cidade investe em infraestrutura urbana: do saneamento ao transporte público.

Ilhabela é um dos cinco municípios do Estado de SP – além da capital (cidade sede) - que integrarão o roteiro criado pelo MTur especialmente para os turistas da Copa de 2014. O arquipélago já havia sido escolhido como uma das 65 cidades indutoras de turismo para o mundial.

Desta maneira, os investimentos em infraestrutura urbana estão pelo município.

Uma das grandes mudanças é o saneamento básico, que tinha índice de 4% de esgoto coletado até 2008 e saltou para 36% (coletado e tratado) em 2011, tendo a meta de atingir os 60% este ano.

Orla

Na orla, foi investido em iluminação e, atualmente, a prefeitura trabalha na construção da ciclovia que ligará a Barra Velha à Vila (Centro Histórico). A prefeitura também trabalha na 2ª Fase da Reurbanização da av. Princesa Isabel, no trecho entre o Fórum na Barra Velha e o Posto BR no Perequê. Esta obra prevê, além da continuidade da duplicação da avenida, uma nova ponte, ciclovia, rotatória, calçadas, jardins e faixas elevadas para travessia de pedestre.

Transporte

Uma das exigências da Fifa para as cidades-sede da Copa de 2014, como a capital, é a modernização do transporte público. Ilhabela, indicada para receber os turistas no conceito “Sol e Praia”, saiu na frente e modernizou seu sistema com os ônibus que atendem as exigências da entidade. Entre os requisitos está a distância entre bancos, a altura dos veículos e o atendimento à Lei de Acessibilidade. Além disso, o novo sistema de transporte público implantou o bilhete único, que possibilita ao usuário ir de norte a sul com apenas uma passagem.

Píeres

Também estão sendo construídos três novos píeres, que visam incentivar o turismo náutico e o transporte marítimo. Um deles já está em fase de acabamento, na Praia Grande, região sul.

A prefeitura iniciou em novembro as obras do Píer do Engenho D’Água, que terá 30m de extensão por 3m de largura. Na fase final das obras será iniciada a construção do píer do Portinho com previsão de conclusão até o final deste semestre.

Outras melhorias

Também há quase 50 ruas pavimentadas e um novo sistema de monitoramento por câmeras, que foi ampliado de 9 para 22 câmeras. Na Vila, foi inaugurado um posto da Polícia Militar e a rede de saúde também cresce. Além dos investimentos em modernização do Hospital Municipal Governador Mário Covas’, dois postos de saúde estão sendo construídos, um deles já em fase final.

A Copa é aqui

Além de Ilhabela e da capital paulista, o roteiro turístico para os torcedores que vierem aos jogos em São Paulo inclui: Brotas e Socorro, como destino de aventura; Campos do Jordão, estância climática; e Aparecida, turismo religioso. Foram definidos produtos e destinos turísticos próximos às 12 cidades-sede. Serão 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até 3h (via terrestre) ou até 2h (via aérea) dos palcos do Mundial.

Segundo informações do portal do MTur na internet, a ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.

Estimativas

A estimativa do MTur é que o país totalize pelo menos 7,8 milhões de viagens domésticas no período, num total de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros. Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o Ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!