SAÚDE

Ilhabela registra três casos de influenza aviária em aves marinhas

Cidades do litoral norte identificaram até o momento a ocorrência de 22 casos em aves marinhas; doença é transmitida por meio de aves migratórias

Redação
Publicado em 14/10/2023, às 11h09

FacebookTwitterWhatsApp
Principal orientação é não tocar em aves debilitadas ou em comportamento alterado - Reprodução/Istock
Principal orientação é não tocar em aves debilitadas ou em comportamento alterado - Reprodução/Istock

A prefeitura de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, confirmou três casos de influenza aviária em aves marinhas na cidade. A doença, que é transmitida por aves migratórias, já foi confirmada em 60 aves no estado, sendo 57 delas da espécie Trinta Reis.

Segundo dados da Defesa Agropecuária Estadual, as cidades do litoral norte de SP identificaram até o momento a ocorrência de 22 casos em aves, todos em Trinta Reis.

De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Ilhabela, Maurílio Bianchi, é importante ter cuidado e não se aproximar e não tocar em aves debilitadas ou em comportamento alterado.

“Os animais contaminados ficam mais abatidos e vulneráveis, por isso às vezes não conseguem se opor à aproximação humana. Não há porque tentar tocar os animais ou pegá-los, mesmo que pareçam precisar de ajuda. A melhor prevenção é se manter afastado e longe das secreções dos animais”, explicou.

Em caso de avistar aves debilitadas ou com comportamento alterado, entre em contato imediatamente com a Secretaria de Saúde pelo telefone (12) 3896.9221 ou por mensagem de texto para (12) 99147.7144.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!