AUTOSSUFICIENTE

Ilhabela instala terceira usina de oxigênio

Cidade hoje produz o suficiente para manter 24 pacientes graves, com 100% de oxigênio

Da redação
Publicado em 23/03/2021, às 17h09

FacebookTwitterWhatsApp
Ilhabela instala terceira usina de oxigênio - Reprodução/Facebook
Ilhabela instala terceira usina de oxigênio - Reprodução/Facebook

A cidade de Ilhabela respira aliviada após a entrega da terceira usina de oxigênio do município. O prefeito, Toninho Colucci (PV), vistoriou a usina localizada no Hospital Mario Covas na segunda-feira (22). "Vim conferir duas usinas de produção de oxigênio, que a gente instalou no passado, quando fui prefeito, e estamos instalando mais uma. São três usinas de produção de oxigênio que, somados a nossos 60 torpedos, trazem tranquilidade para população", disse Colucci.

O vice-prefeito, João Pedro (DEM), afirmou que, em um mandato anterior, a equipe deixou a cidade com a produção de 5.7 m³ por hora. "Agora a gente parte para 9.7 m³, quase 10 m³ por hora de produção. Isso traz tranquilidade, uma retaguarda importante para o trato dos nossos pacientes, que são como a nossa família, são pessoas que a gente ama, que são tratadas na saúde de Ilhabela", declarou.

Segundo o o diretor clínico do Hospital Mario Covas, o médico Luiz Fernando Minamihara, o volume produzido é mais do que suficiente para a demanda. "Em um cálculo grosseiro, se um paciente estivesse precisando do máximo de oxigênio numa situação grave, 100% de oxigênio, ele usaria 10 m³ de oxigênio por dia, o que estamos produzindo é essa quantidade por hora. Ilhabela é uma cidade insular temos que ser autossuficientes e isso nos ajuda muito ", explicou o médico.

O prefeito ainda completou informando que as três usinas tem uma média de produção de 240m³ por dia. "É o suficiente para manter, numa necessidade total, 24 pacientes ligados a rede, e ainda trabalhando com os torpedos como retaguarda. É tranquilidade em um momento em que o oxigênio é a garantia da vida", finalizou.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!