RISCO NAS ENCOSTAS

Ilhabela entra em estado de atenção para escorregamentos por causa das chuvas

Alerta indica risco moderado em áreas vulneráveis; moradores devem observar sinais de movimentação do solo e conhecer pontos de encontro

imagem mostra gotas de chuva numa janela com árvores desfocadas ao fundo
Áreas de encosta de Ilhabela exigem atenção durante período de chuva persistente - Reprodução/Magnific


Ilhabela, litoral norte de São Paulo, entrou em estado de atenção para escorregamentos em áreas de risco por causa das chuvas persistentes. O alerta de nível moderado foi divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil a partir de notificação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A previsão apresentada pela prefeitura indica período de instabilidade até domingo (13), com possibilidade de temporais isolados. Segundo o comunicado, os volumes de chuva podem superar 100mm em 24 horas, acompanhados de rajadas de vento acima de 100km/h, granizo e descargas elétricas.

O sábado (12) aparece como período de maior atenção. O cenário apresentado inclui risco de alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.

A prefeitura informou que mantém monitoramento contínuo para possíveis ocorrências, em conjunto com os órgãos responsáveis. A atenção se concentra principalmente nas áreas de encosta e em pontos sujeitos a alagamentos no município.

Quais sinais podem indicar risco de deslizamento?

Durante períodos de chuva intensa, a Defesa Civil recomenda que moradores de áreas de encosta observem rachaduras, inclinação de árvores ou postes, deformações em muros, desníveis no terreno e estalos.

Durante rajadas de vento, a orientação é permanecer em local seguro, manter portas e janelas fechadas e ficar longe de árvores, estruturas frágeis e objetos que possam ser arremessados.



Diante de qualquer anormalidade, moradores devem acionar a Defesa Civil de Ilhabela pelo telefone 199 ou WhatsApp (12) 3896 2802 e seguir para o ponto de encontro mais próximo indicado pelo município.

Onde ficam os pontos de encontro em Ilhabela?

  • Cantagalo: Creche Municipal Carolina de Moraes Silva, rua Anibal Telles Correa, 80;
  • Morro dos Mineiros (alto): Escola Municipal Ophélia Reale Montanhesi, travessa Misael dos Santos Garcez, 168;
  • Morro dos Mineiros (baixo): Escola Municipal Severina Barbosa de Faria, rua José Feliciano da Silva, 391;
  • Água Branca (Aterro Sanitário e Poço da Jaqueira): Escola Municipal Antônio Marques Nogueira, avenida Cel. José Vicente de Faria Lima, 1103;
  • Reino (Luiz Agostinho Sampaio Garcia): Escola Municipal José Benedito de Moraes, rua Florinda Maria de Jesus;
  • Caxetal: PEII Barra Velha, rua Antônio Carlos Aires da Fé, 51;
  • Morro da Irene e Chico Gravi: Escola Municipal Prefeito Roberto Fazzini, Estrada da Toca;
  • Morro dos Mineiros (Panorâmica): Escola Municipal Waldemar Belisário, rua Maria Lucia Pereira Fornitani, 2;
  • Perequê: Escola Municipal Eurípedes da Silva Ferreira, rua Gerson Peres de Araújo, 330; PEII Barra Velha, rua Antônio Carlos Aires da Fé, 51; e Casa do Caiçara, rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 125;
  • Zabumba: Escola Municipal Profª Dumara Maiettini Verzegnassi, rua da Cachoeira, 123.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!