Ilhabela adere ao Sistema Nacional de Cultura

Costa Norte
Publicado em 06/01/2012, às 14h04 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h32

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Ilhabela formalizou, recentemente, a sua adesão ao SNC (Sistema Nacional de Cultura), que é um modelo de gestão criado pelo MinC (Ministério da Cultura) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas pelo governo, Estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos. Na ocasião, o prefeito Toninho Colucci (PPS) destacou a importância do setor para a sociedade de forma a levar atividades culturais para crianças e jovens afastando-os de riscos sociais.

Próximos passos A presidente do Conselho, Tina Bruncek fez uma retrospectiva do caminho das realizações do Conselho de Cultura, percorrido até o momento desde a 1ª Conferência Municipal, a realização de uma audiência requerida pela Câmara para discutir a Lei Municipal que criava o Conselho, o Fórum Municipal de Cultura, o Diagnóstico Cultural e levantamento dos agentes culturais da cidade. Segundo ela, os próximos passos serão a realização do II Fórum Cultural e da elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Entenda: O SNC será implantado por meio do PNC (Plano Nacional de Cultura), que se dá com a publicação das metas de desenvolvimento institucional e cultural para os 10 anos de vigência do Plano.

Metas Entre as metas para até 2020 há a previsão de aumento no número de espaços culturais no país, de forma descentralizada e privilegiando municípios menores ou territórios de cidadania. Há também a busca por mais que dobrar o número de livros lidos por cada brasileiro, fora da escola. Destaca-se ainda a implementação de projetos de apoio à sustentabilidade econômica da produção cultural local.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!