Deputado Tripoli visita Colucci e destaca programa de controle populacional de animais

Costa Norte
Publicado em 30/06/2012, às 05h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu no último dia 06, a visita do deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB/SP), que destacou o programa implantado no município para controle populacional de animais. Trípoli é coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, em Brasília (DF) e relator do projeto Rio+20, que acontece recentemente na cidade carioca. “Quero cumprimentar o prefeito Colucci que, com uma política pública responsável, resolveu o problema dos animais que ficavam soltos nas ruas da ilha”, destacou o deputado federal.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deve contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Durante este evento, Tripoli promove o Fórum Paralelo de Proteção Animal, um debate com lideranças e integrantes do movimento de defesa animal.

Conhecimento

Colucci elogiou a iniciativa e ressaltou que há mais de 20 anos o deputado frequenta o Litoral Norte e, portanto, tem vasto conhecimento sobre os problemas da região. “Em três anos fizemos 3,8 mil castrações e os animais receberam microchip para identificação. Com o Programa de Respeito Animal, hoje não vemos mais animais de grande porte, como os cavalos que antes ficavam soltos pelas ruas da cidade causando acidentes, assim como estamos conseguindo reduzir o número de cães. É um trabalho que envolve a Secretaria da Saúde com a parceria de ONGs”, afirmou o prefeito.

A voluntária da Apailha (Associação de Proteção de Animais de Ilhabela), Salete Magalhães, também falou deste trabalho. “Eu que sou protetora há anos posso dizer que nunca teve um trabalho sério como este”, elogiou.

Cães e gatos

Coordenadora do Programa de Respeito Animal da Secretaria da Saúde de Ilhabela, a veterinária Olga Loureiro, informou que a população de animais da cidade chega a 7 mil cães e 2 mil gatos. “O trabalho de castração e microchipagem está sendo feito não só na área urbana, mas também nas comunidades tradicionais caiçaras”.

O programa ainda conta com o projeto Vira Amigo, que trabalha a Posse Responsável com orientações sobre como cuidar do animal, vacinar e castrar, além da identificação eletrônica permanente por meio de microchip. Ainda nesse projeto são realizadas feirinhas de adoção.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!