VELA DO AMANHÃ

Crianças velejam na 'Vela do Amanhã' durante a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Ação social inovadora reuniu 160 crianças de 15 projetos de ensino de vela de São Paulo e Rio de Janeiro

Da redação
Publicado em 22/07/2023, às 19h29 - Atualizado às 19h32

FacebookTwitterWhatsApp
Veleiro "Crioula 52" foi comandado pelo medalhista de bronze pan-americano Samuel Albrecht Vela do Amanhã SIVI - Foto: Fred Hoffmann
Veleiro "Crioula 52" foi comandado pelo medalhista de bronze pan-americano Samuel Albrecht Vela do Amanhã SIVI - Foto: Fred Hoffmann

Uma regata especial e inédita marcou a abertura da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A Vela do Amanhã, idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) e com apoio da comissão organizadora da SIVI, contou com a participação de 160 crianças de 15 projetos de ensino de vela de São Paulo e Rio de Janeiro. O evento teve adesão recorde de 46 barcos, sendo o maior número já registrado para a Vela do Amanhã.

A iniciativa inovadora proporcionou aos velejadores mirins uma experiência única, permitindo que navegassem a bordo dos veleiros da competição, que terá início oficial amanhã (23). Dentre as equipes participantes, até tripulações argentinas incluíram crianças, enriquecendo ainda mais a disputa para os jovens velejadores.

O veleiro "Crioula 52", comandado pelo medalhista de bronze pan-americano Samuel Albrecht, conquistou o "Fita Azul" da regata "Vela do Amanhã", com "Phoenix" e "Caiçara" em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Ação reuniu 160 crianças de 15 projetos Vela do Amanhã SIVI (Foto: Matias Capizzano)

A Vela do Amanhã reuniu núcleos de vela e jovens representantes de diversas cidades, incluindo Mairiporã, Paraibuna, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Santos, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Paulo, no estado de São Paulo, além de Paraty, Angra dos Reis e Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro.

A ação social visou apresentar os barcos de oceano para crianças das escolas de vela municipais e estaduais, e todas as crianças participantes receberam medalhas de participação em reconhecimento à importância dessa iniciativa.

A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e do secretário de esportes da ilha, Bruno Prada, além de outras autoridades.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Crianças velejam na 'Vela do Amanhã' durante a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Vela do Amanhã SIVI (Foto: Fred Hoffmann)

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela seguirá até o dia 29 de julho, com 130 veleiros de diferentes classes em disputa, representando 56 clubes e marinas de 11 regiões do Brasil e da Argentina. Além das competições, o evento oferecerá atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição começa amanhã (23), com a tradicional regata Alcatrazes - Barco Atrevida - por Boreste Marinha do Brasil, que contorna a icônica ilha do litoral norte paulista em uma travessia de mais de 50 milhas náuticas.

As regatas ao longo da semana serão realizadas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ocorrer no Canal de São Sebastião ou nas raias ao norte e ao sul da ilha.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!