O Centro de Triagem de Ilhabela divulgou nesta semana os índices de reciclagem do município: cerca de 445 toneladas no semestre, que correspondem a R$ 80 mil a menos nas despesas de transbordo do lixo durante o período. Em vez de ser enviado para o aterro de Tremembé, misturado ao lixo comum, todo este material foi vendido, gerando renda para 19 famílias que fazem a triagem de todo o lixo reciclável coletado pela prefeitura. Segundo a coordenadora do Centro de Triagem, Esméria Regina da Silva, a média mensal de economia gerada para a municipalidade é de cerca de R$ 13 mil, desde o início do ano. A coordenadora destaca a importância de separar os resíduos recicláveis, como embalagens longa vida, ferro, latas, vidro, papelão, papel e plásticos de variados tipos. Ela explica que todo este material deve ser disponibilizado limpo.
Divisão Em Ilhabela, a coleta é dividida em resíduos úmidos (orgânicos), recicláveis e podas. Os caminhões de coleta percorrem todos os bairros do município. A prefeitura dispõe de uma estação de transbordo para o lixo orgânico. No local, o material é colocado em carretas que fazem diariamente o transporte até o município de Tremembé. Ilhabela tem produzido, em média, 900 toneladas de lixo orgânico por mês. O lixo reciclável chega a 90 toneladas mensais e é destinado ao Centro de Triagem de Ilhabela. Todo o material recebido é separado e enfardado para a comercialização. Empresas diversas adquirem papelão, plásticos, vidros e sucatas em geral desde que não estejam misturados com materiais orgânicos.
Alvo de atenção O Centro de Triagem tem recebido diariamente resíduos de materiais de saúde de origem domiciliar como seringas, misturadas ao lixo reciclável. A orientação aos munícipes é que descartem este tipo de material na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. As pilhas são outro alvo de atenção; os consumidores devem descartá-las em supermercados, papelarias e nos próprios estabelecimentos que comercializam o produto. A tabela com os dias em que os bairros recebem os caminhões de coleta está no portal: www.ilhabela.sp.gov.br.
Comentários