Circo Navegador estreia espetáculo de circo-teatro Cartas

Costa Norte
Publicado em 16/07/2014, às 11h41 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h21

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Espetáculo faz uso de acrobacia em dupla, malabarismo, trapézio, tecido, lira e dança

O Circo Navegador estreia o novo espetáculo Cartas, com onze apresentações gratuitas ou a preços populares. Cartas é um espetáculo de circo-teatro que apresenta as inquietações dos artistas por meio de cartas, gestos, habilidades circenses e coreográficas com o uso de acrobacia em dupla, malabarismo, trapézio, tecido, lira e dança. O espetáculo evidencia o processo de criação artística, as alegrias, angústias, inspirações, a capacidade de vivenciar as próprias emoções e oferecê-las para o mundo em forma de arte.

O espetáculo realiza-se, em São Sebastião, no Teatro Municipal (av.Dr. Altino Arantes nº2, centro), nos dias 22,às 15h; 23, às 10h e 20h; e 25, às 15h e 20h. Em Caraguatatuba, as apresentações ocorrerão no Teatro Mário Covas (av. Goiás n°187, Indaiá), no dia 24, às 10h, 15h e 20 horas.

No dia 26, às 20h, o espetáculo será apresentado durante a programação do Festival Plataforma ProAC, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista (rui Barbosa, 153 - Bela Vista). E a população de Ilhabela poderá conferir no Espaço Cultural Pés no Chão (rua Macapá n°72, Barra Velha), dias 27, às 20h, e 28, às 10h. As apresentações de Caraguatatuba, Ilhabela e São Paulo serão gratuitas. Em São Sebastião, a entrada custará R$ 20,00, e meia entrada,  R$ 10,00. Em todos os locais, os ingressos estarão disponíveis uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo, dirigido por Roberto Rosa, traz à cena a corporeidade das habilidades circenses como o elemento fundamental na construção dramatúrgica. Elaborada a partir de ações físicas, e colocada em cena por meio de performances acrobáticas, a dramaturgia de Cartas traz o resultado do contato dos artistas-criadores do Circo Navegador com a vida e a obra de Vincent Van Gogh.

Contrapondo-se aos espetáculos biográficos, Cartas expõe o inevitável debate do artista consigo mesmo, fazendo uso de diversas paletas que misturam a apreciação das telas de Van Gogh e os treinamentos de técnicas circenses aos tons pessoais extraídos dos momentos de dúvida, angústia e prazer vivenciados durante os processos de criação.

A classificação indicativa é livre. As escolas interessadas em levar grupos devem fazer o agendamento prévio pelo e-mail produçã[email protected] .

Espetáculo premiado

O Circo Navegador foi reconhecido pelo prêmio ProAC pela quinta vez. A primeira foi em 2007, quando o grupo foi premiado na categoria circo;  em 2010 e 2013, na categoria festivais. Na edição 2012, recebeu pela primeira vez o prêmio do edital de montagem de espetáculos para municípios com menos de 500 mil habitantes. Os resultados desses prêmios têm sido tão positivos que, em 2013, foi novamente contemplado para a montagem do espetáculo Cartas, que reunirá pesquisa de circo, teatro e dramaturgia para mais um desafio.

O ProAC - Programa de Ação Cultural - é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, do governo do estado de São Paulo, que visa incentivar, por meio de apoio financeiro, propostas voltadas às diferentes formas de arte. Além disso, a ação promove o acesso da população às produções culturais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!