LAMENTÁVEL

Carros alegóricos de Ilhabela são incendiados próximo ao Carnaval | VÍDEO

A pouco mais de dois meses para o desfile, incêndio causado por bituca de cigarro destruiu carros alegóricos de duas agremiações

Mayumi Kitamura
Publicado em 31/12/2023, às 16h48

FacebookTwitterWhatsApp
Incêndio atingiu carros alegóricos de duas agremiações - Reprodução
Incêndio atingiu carros alegóricos de duas agremiações - Reprodução

A pouco menos de dois meses para a realização dos desfiles das escolas de samba de Ilhabela, um incêndio provocado por bituca de cigarro destruiu dois carros alegóricos que desfilariam em 2024. Na cidade, os desfiles ocorrerão em Carnaval fora de época, entre os dias 8 e 10 de março, na Vila, no Centro Histórico da cidade.

As chamas consumiram os carros alegóricos no barracão das escolas de samba, no bairro do Itaquanduba, por volta das 8h da manhã de sexta-feira (29). Foram atingidos um carro da Acadêmicos Leões do Ita e outro da Mocidade Independente de Ilhabela. Ninguém ficou ferido. 

A prefeitura de Ilhabela informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado pelo diretor do Departamento de Fiscalização, José Eduardo de Souza, que estava a caminho de uma ação junto a equipe da pasta e acompanhados por policiais militares. 

A PM foi atrás do suspeito indicado por uma testemunha e encontrou o homem, de 44 anos, próximo ao local. Ele contou que entrou no barracão, jogou a bituca em direção às alegorias e se ajoelhou para rezar. Apesar disso, afirmou não ter intenção de provocar o incêndio e que, quando notou, as labaredas já estavam altas demais. Temendo se queimar, ele deixou o local, sem acionar os Bombeiros ou pedir ajuda. 

As informações iniciais indicam que o suspeito tem distúrbios psicológicos e faz tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município. 

O presidente da Leões do Ita, Jefferson Jesus, conhecido como Maestro Jota, comentou o ocorrido. “Além do grande dano material que atinge as agremiações, esse ato inconsequente poderia ter feito vítimas, porque os trabalhos para o próximo Carnaval já estão acontecendo”, exclamou. Ainda, ele detalhou que o incêndio também atingiu 20 esculturas de fibra, isopor e ferro, causando uma perda total de aproximadamente R$ 30 mil. 

“Além do prejuízo material, a escola tem o desafio de se reinventar para ter tempo hábil de construir novas estruturas, e apresentar um desfile ao nível das demais coirmãs”, finalizou.

Carnaval fora de época

O feriado do Carnaval 2024 será celebrado no dia 13 de fevereiro, no entanto, as cinco escolas ilhabelenses e os blocos desfilarão entre os dias 8, 9 e 10 de março. O prefeito Toninho Colucci afirmou que o Carnaval fora de época permitirá mais mobilidade para os moradores e turistas e menos transtornos, principalmente no Centro Histórico. 

“A cidade de Ilhabela já recebe muitos turistas nos dias do Carnaval oficial, pois é um destino muito cobiçado. Um evento do porte do nosso desfile, uma manifestação cultural tão importante, gera impacto no trânsito, no comércio e mobiliza toda a cidade. Agora, fazendo após o Carnaval nacional, temos a chance de organizar melhor e ainda atrair turistas dispostos a apreciar o melhor das nossas Escolas de Samba”, destacou ele.

Para o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas (Leci), Cleber Biscassi, o mais importante do evento é a preservação da cultura carnavalesca. “Independentemente da data, a nossa cultura dos desfiles e dos blocos, a nossa tradição é que precisa ser preservada. Essa tradição inclusive é protegida por Lei Municipal, tamanha sua importância”, finalizou.

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!