BONITA E PERIGOSA

Cachoeira de alto risco é sinalizada em Ilhabela

Palco de acidentes fatais, cachoeira do Paquetá ganhou fama nas redes sociais e tem atraído visitantes desavisados

Redação
Publicado em 05/01/2024, às 15h41 - Atualizado às 15h47

FacebookTwitterWhatsApp
Acesso para a cachoeira recebeu placas de sinalização - Imagem: Divulgação
Acesso para a cachoeira recebeu placas de sinalização - Imagem: Divulgação

A deslumbrante e perigosa cachoeira do Paquetá, em Ilhabela, no litoral norte de SP, foi sinalizada quanto aos riscos de acidentes fatais, anunciou a prefeitura nesta sexta-feira (5). As placas, disse a gestão municipal, alertam os visitantes que não conhecem os riscos que a paisagem natural oferece. A cachoeira ganhou fama com postagens de visitantes feitas nas redes sociais – o que tem atraído ainda mais turistas. O problema, advertiu a prefeitura, é que essas pessoas, não habituados ao local, correm risco de acidentes graves e até mesmo fatais, devido à presença de pedras escorregadias, falta de sinalização e de estruturas adequadas na trilha.

Acidentes na cachoeira não são incomuns. O mais recente deles ocorreu há menos de um mês, quando Robson Gabriel de Matos, um turista de 27 anos que passava férias na cidade, morreu afogado nas águas de um dos poços do famoso ponto turístico. De acordo com informações oficiais, no momento do acidente, ele estava com um amigo, quando foram surpreendidos pela profundidade do poço; nenhum dos dois sabia nadar. O amigo conseguiu sair e foi em busca de ajuda.

Em 2018, áreas de alto risco da cachoeira chegaram a ser interditadas, após dois visitantes ficarem gravemente feridos em uma queda. Na ocasião, foram fechadas áreas de declive, incluindo um ponto com 50 metros de altura.

A prefeitura de Ilhabela disse que não pode realizar intervenções estruturais na cachoeira porque a área não é pública. “Embora seja bastante visitada, a cachoeira encontra-se em uma área particular, não sendo responsabilidade do município, inviabilizando o investimento de recursos públicos para torná-la adequada e segura aos visitantes”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!