Ilhabela contou com muito agito no último final de semana (28 e 29/03). A cidade recebeu a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle e o 1º Desafio do Farol de Canoa Havaiana, como parte do ‘Aloha Spirit 2012’. Com o evento, o arquipélago entrou para a história do SUP nacional (como é conhecido o Stand Up Paddle), com recorde de atletas participantes e transmissão ao vivo pela internet. Pelo SUP, mais de 200 competidores largaram na Praia do Perequê, na manhã do sábado (28), colorindo o canal com suas pranchas.
Liderança O grande vencedor da principal prova, de 15 km, foi Luiz Carlos Guida, o “Animal”, seguido do ilhabelense Renato Spiritus, que liderou boa parte da prova. Alessandro Matero, o “Amendoim”, foi o 3º colocado e, Rogério Mendes, de São Vicente, foi a grande revelação da prova, em 4º lugar. Na categoria Feminino Profissional, a atleta Babi Brazil foi a grande vencedora, chegando na frente, inclusive, de vários atletas da elite do masculino. Milena Amaral, vencedora da 1ª etapa, no Rio de Janeiro, foi a 2ª colocada, seguida por Luciana Moller, de Ilhabela, em 3ª, e Larissa Jardim, de São Paulo, em 4º.
Destaque Um dos destaques da competição foram as provas para os amantes do SUP, nas distâncias de 5, 3 e 1 km, além das categorias Kids e Júnior, que reuniu não só jovens atletas como famílias inteiras na Praia do Perequê. “Ilhabela está virando a capital nacional dos esportes. Após realizarmos o XTerra Ilhabela com sucesso, temos o Aloha Spirit para fechar com chave de ouro nossa programação esportiva do mês de abril. Tudo isso, movimentando a cidade e sua economia. Obrigado a todos os atletas que prestigiaram e participaram do evento”, ressaltou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Flávio César da Silva.
Canoa havaiana Já no domingo (29) foi a vez das canoas havaianas dominarem o canal, proporcionando aos espectadores uma bela competição, com largadas emocionantes e chegadas surpreendentes. Com percurso total de 23 km, saindo da Praia do Perequê, em direção à ponta Norte da Ilha, passando pelo Canal de São Sebastião e retornando ao Perequê, a equipe vencedora da categoria Masculino Open V6 foi a Samu Team Brasil, de São Paulo, com 1h58min06s. Em seguida esteve a santista Tribo Q’Pira (1h59min44s) – que conta com dois bertioguenses: Cadu Zaidan e Renato Inácio – e os cariocas da Rio Va’a, que completaram a prova em 2h04min34s. O 4º, 5º e 6º lugares foram, respectivamente, para as equipes de Santa Cruz dos Navegantes, de Guarujá (2h07min18s); Brucutu’s, de Bertioga (2h16min12s); e a SP Va'a, de São Paulo (2h18min02s).
Duplas E, no Masculino V2, que teve percurso de 5 km, o 1º lugar ficou com a dupla também de bertioguenses, Cadu Zaidan e Renato Inácio, que fechou a disputa com o tempo de 25h20min, seguida por André Cereti e Murilo Pinheiro (25min22s), e Thiago Silva e Rafael Souza (25min35). “Posso afirmar que Ilhabela tornou-se a capital nacional do SUP neste final de semana [28 e 29]. Os melhores remadores e canoístas do país estiveram presentes neste evento que sem dúvidas, entrou para a história da modalidade no país. Ilhabela mais uma vez nos recebeu de braços abertos e nos proporcionou um final de semana mágico”, destacou o organizador da prova, João Castro, da Ecooutdoor Bussiness.
Comentários