INCÊNDIO

Barcos pegam fogo na praia do Bonete em Ilhabela (SP)

Embarcações pertenciam a moradores da comunidade tradicional, onde o acesso é feito apenas pelo mar ou em uma trilha de 12 km pela Mata Atlântica. Prejuízo ultrapassa os R$ 50 mil

Da redação
Publicado em 18/10/2021, às 11h52 - Atualizado às 12h34

FacebookTwitterWhatsApp
Barcos pegaram fogo na manhã de domingo (17) Barcos pegam fogo na praia do Bonete em Ilhabela (SP) barco queimado, cheio de cinzas - Foto: Divulgação Redes Sociais
Barcos pegaram fogo na manhã de domingo (17) Barcos pegam fogo na praia do Bonete em Ilhabela (SP) barco queimado, cheio de cinzas - Foto: Divulgação Redes Sociais

Dois barcos pegaram fogo na manhã de domingo (17), na praia do Bonete, no arquipélago de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.

As embarcações pertenciam a moradores da comunidade tradicional. É comum alguns contarem com barcos pela dificuldade de chegar à praia. O acesso para ir ao Bonete é feito apenas pelo mar ou em uma trilha de aproximadamente 12 km dentro da Mata Atlântica.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

De acordo com informações da página ‘Essa Gente’ no Facebook, os proprietários dos barcos afirmam que o incêndio foi proposital.

“O tanque de gasolina estava no barco, mas não tinha combustível. Foi criminoso, sem dúvida. Não tenho provas e não faço acusações, mas foi criminoso sim”, disse um deles.

O prejuízo com o incêndio ultrapassa os R$ 50 mil. Os barcos eram meio de transporte e de sobrevivência dos moradores, que trabalhavam com as embarcações.

Uma corrente do bem foi organizada na internet para ajudar os moradores. Qualquer valor pode ser depositado na conta poupança do Banco do Brasil, agência 4694 e conta 510108278-0.

Não há informações se foi aberto um boletim de ocorrência.

Praia do Bonete

A Praia do Bonete é considerada pelo respeitado jornal britânico The Guardian uma das dez praias mais bonitas do Brasil.

De areias macias e mar de águas claras, por vezes calmas e outras agitadas, é habitada pela maior comunidade tradicional caiçara do município.

Repleta de chapéus-de-sol, com mais de 600 metros de extensão, suas ondas chegam a até três metros, fazendo da praia o paraíso dos surfistas. As tradições locais são preservadas e pessoas da própria comunidade estão à frente das pousadas, hostels, campings e bares que recebem turistas de diversos países.

Um ótimo lugar para encarar trilhas, praticar mergulho livre, avistar tartarugas, peixes e baleias de passagem rumo ao norte, conhecer sobre os costumes caiçaras e ouvir histórias de piratas e tesouros. Para ir ao Bonete é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 12 km que parte da Ponta da Sepituba (sul da ilha) e atravessa uma das áreas mais preservadas e ricas em biodiversidade da ilha.

O trajeto de aproximadamente cinco horas, com nível de dificuldade alto, passa por três belas cachoeiras Lage (percurso com 4,6 km de ida e volta), Areado e Saquinho. Outra opção é ir de lancha ou contratar o serviço de moradores locais, que fazem o transporte em canoas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!