NA VILA

Baleia jubarte é encontrada morta no mar em Ilhabela (SP)

Animal foi achado boiando na região da Vila, centro da cidade. Espécie utiliza costa brasileira para temporada de reprodução, que deve durar até o mês de novembro

Da redação
Publicado em 09/08/2021, às 10h25 - Atualizado às 14h52

FacebookTwitterWhatsApp
Baleia foi encontrada sem vida, boiando no mar em Ilhabela, SP - Foto: Divulgação @buzy_tourpasseiosdebarcoepesca
Baleia foi encontrada sem vida, boiando no mar em Ilhabela, SP - Foto: Divulgação @buzy_tourpasseiosdebarcoepesca

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na noite de domingo (8), nas proximidades do bairro Vila, região central do arquipélago de Ilhabela. Tripulantes de um barco que passava pelo local registraram o animal boiando no mar.

O vídeo é da página @buzy_tourpasseiosdebarcoepesca

https://www.instagram.com/p/CSVT4NqNGe9/

Ainda não há informações sobre o motivo da morte da baleia. Equipes do projeto Baleia à Vista e Instituto Argonauta investigarão o caso.

Outro caso 

No dia 26 de julho, um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto no canal que liga São Sebastião a Ilhabela.

O animal, de aproximadamente 7,5 metros de comprimento, foi encontrado já em estado de decomposição flutuando pelo canal.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias3& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

Temporada de baleias

A temporada de baleias e golfinhos já começou no Litoral Norte.

E com um litoral formado por ilhas, ilhotes e parcéis, Ilhabela abriga 11 espécies de cetáceos que frequentam a região ao longo do ano.

A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos. Ela é uma baleia migratória, que todos os anos viaja cerca de 5000 km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução. Em Ilhabela elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de maio e agosto.

Historicamente, Ilhabela tem grande ligação com as jubartes, uma vez que entre os séculos XVIII e XIX a caça destas baleias foi muito praticada localmente, tendo a Praia da Armação um lugar de referência desta atividade. Outros locais como o bairro do Borrifos (referência aos borrifos das jubartes) e o Saco do Gibalte (como antigos caiçaras se referiam a estas baleias), próximo ao Bonete, evidenciam a frequente presença desta espécie ao longo de centenas de anos na região.

Outra que marca presença constante em Ilhabela é a baleia-tropical (Bryde), podendo ser considerada uma residente. Além das baleias, os golfinhos dão um show no mar, o arquipélago é privilegiado pela presença de sete espécies diferentes. Os que mais encantam com suas acrobacias e simpatia são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. As toninhas são moradores ilustres, embora difícil de serem avistadas, podem ser consideradas residentes locais. Já as orcas nos visitam esporadicamente e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!