CAMPEÃO NA SUPERAÇÃO

Atleta paraolímpico de Ilhabela (SP) pede ajuda para aquisição de nova prótese

Telmo Rodrigues tem diversos títulos na carreira depois perdeu a perna esquerda em um acidente, em 2016

Da redação
Publicado em 05/08/2021, às 10h46 - Atualizado às 12h13

FacebookTwitterWhatsApp
Telmo Rodrigues, atleta paraolímpico de Ilhabela, SP - Foto: Divulgação
Telmo Rodrigues, atleta paraolímpico de Ilhabela, SP - Foto: Divulgação

O atleta paraolímpico de Ilhabela, Telmo Rodrigues, decidiu fazer uma vaquinha online [http://vaka.me/2234734] para aquisição de uma prótese.

Segundo Rodrigues, que perdeu a perna esquerda em um acidente, em 2016, a atual está desgastada, machucando o coto (membro amputado) e a região da virilha, além de não ter a capa do pé. Com isso, ele sofre com quedas, afastamento do trabalho e participação em competições.

A atual prótese foi adquirida também por meio de uma vaquinha online. Desde o acidente, o atleta acumula diversos títulos. Telmo foi campeão paulista e brasileiro de natação PCD em águas abertas em 2017, 2018 e 2019; medalha de prata PCD nos Jogos Regionais nos 50m livre em 2018, e 100 e 400m livre em 2019; quarto colocado no Torneio da Amizade OC6, no Sulamericano de VA’A em 2018; campeão brasileiro e paulista PCD de canoa polinésia em 2019; e o primeiro atleta de natação a representar o município de Ilhabela nos Jogos Abertos do Estado de São Paulo em 2018.

Rodrigues é nadador e parasurfista. Também voluntário no projeto Onda Azul, de surfterapia para autistas; e voluntário no Festival de Surfe para Autistas de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O atleta é servidor público na prefeitura de Ilhabela, com bacharel em turismo e técnico em logística.

“Agradeço a toda minha família, meus amigos e até pessoas que não conheço pessoalmente, mas que colaboraram, de alguma forma, na minha caminhada. Eu fiquei realmente de queixo caído com a repercussão do meu acidente e com tanta preocupação e carinho a mim destinados. Todos foram essenciais na minha recuperação, e que ainda hoje me dão ainda mais ânimo para seguir em frente, sempre com sorriso estampado”, disse.

Rodrigues pede novamente a ajuda para seguir sua rotina diária e continuar competindo representando Ilhabela.

“Preciso mais uma vez da ajuda de vocês para continuar com minha rotina. Poder caminhar sem cair, ir para lugares públicos sem me apoiar, ficar em pé sem me machucar, entre outras tantas situações do dia a dia. Além, é claro, de continuar   trabalhando e competindo. Duas atividades que me geram satisfação e sensação de inclusão e plenitude”, afirma.

Telmo sofreu um acidente envolvendo sua moto e um carro, em novembro de 2016. Segundo ele o motorista fugiu sem prestar socorro.

“Chamaram o resgate e eu fui levado ao pronto-socorro de São Sebastião. Se não fosse a agilidade no atendimento, teria perdido a vida”, conta.

Depois, foram três cirurgias, sendo uma delas de amputação da perna esquerda, pouco acima do joelho, além da escápula e clavícula quebradas e todas as costelas do lado esquerdo.

A recuperação foi rápida. A expectativa era que Telmo tivesse alta hospitalar em março de 2017, mas dezembro o atleta já saiu do hospital. Sua primeira competição foi em março de 2017, em uma maratona de águas abertas (maratonas aquáticas). O ilhabelense ficou com o segundo lugar e decidiu se dedicar ao esporte.

“Algumas pessoas que encontrei após o acidente e reabilitação, alguns amigos próximos, outros nem tanto, têm me dito que estou sendo exemplo de superação. Sem falsa modéstia, não é minha intenção ser exemplo ou referência, ou qualquer outra coisa do tipo. Tenho dito que em um caso como o meu, nos restam duas opções, uma vez que estou vivo: ficar lamentando e infeliz para o resto da vida, ou tentar viver da melhor forma possível. Eu escolhi a segunda”, disse.

De acordo com Telmo os orçamentos para um conjunto de próteses variam entre R$ 40 mil e R$ 60 mil.

“Por isso peço a ajuda de vocês, mais uma vez, para dar continuidade na minha caminhada. Caso alguma empresa ou marca tenha interesse em apoio ou patrocínio, sou paratleta e voluntário em projetos esportivos e podemos fechar uma parceria de sucesso”, afirma.

Telmo tem o objetivo de adquirir um conjunto de próteses esportivas, específicas para a prática do esporte em pé, como surfe, skate, wakeboard e esqui aquático. “Quem não sabe não aprendo o kitesurf”, diz.

“Esse conjunto eu não sei ainda o valor, mas caso a arrecadação ultrapasse o valor do primeiro conjunto, com o saldo já abrirei uma poupança para isso. Pode ser também que a arrecadação não chegue ao valor total, mas com certeza será de grande ajuda para que eu possa adquirir o novo conjunto”, concluiu.

Interessando em ajudar podem contribuir na vaquinha online: http://vaka.me/2234734.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!