CINEMA INDEPENDENTE

3ª edição do Citronela Doc é atração neste fim de semana em Ilhabela

Os documentários falam sobre música, dança, história, ciência, lendas caiçaras, ancestralidade indígena, esporte e religiões africanas e indígenas

Redação
Publicado em 09/12/2023, às 16h30

FacebookTwitterWhatsApp
A diversidade de temas é um ponto forte do festival - Divulgação Citronela Doc
A diversidade de temas é um ponto forte do festival - Divulgação Citronela Doc

O Festival Citronela Docchega à sua terceira edição em 2023 em Ilhabela. O evento traz documentários nacionais contemporâneos que foram destaques da crítica e premiados em festivais, promovendo cultura, música e abordando pautas sociais. O evento é aberto ao público, com sessões no Hostel da Vila, localizado na rua São Benedito, 202 e no Espaço Re-Percussão, na avenida Força Expedicionária Brasileira, 73, ambos na vila. 

A diversidade de temas é um ponto forte do festival, que traz longas e curtas-metragens abordando música, dança, arte, história, ciência, lendas caiçaras, resgate da ancestralidade indígena, esporte e religiões de matrizes africanas e indígenas. Os curtas serão divididos em duas sessões, uma delas especialmente dedicada ao cinema produzido no litoral norte, com curadoria em parceria com a Mostra (R)Existe Cinema de Ubatuba.

As produções foram criteriosamente selecionadas pelos curadores Carol Misorelli, Marcia Vaz, Marcio Miranda Perez e Francisco Cesar Filho, especialistas em curadoria de mostras e festivais de cinema brasileiros e internacionais. 

Um dos filmes que integra a programação é Terruá Pará, de Jorane de Castro, que apresenta a diversidade da música amazônica e venceu a 15ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Outro grande destaque é A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, que foi o grande vencedor do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2022 e também conquistou prêmios na 12ª Mostra Ecofalante de Cinema. O documentário acompanha a expedição na Amazônia em busca da etnia Korubos, promovida pelo indigenista Bruno Pereira.

Confira a programação: 

  • Sábado (9) - Local: Espaço Re-Percussão. A  partir das 15h30, começa a sessão de Curtas Litoral Norte Em parceria com a Mostra Existe Cinema em Ubatuba, com os visuais: Pedra do Sino, Mão de Ouro e Abricó do Portal, de Janaína Figueiredo e Bárbara Coimbra (15′); A Lua Nasce no Mar, de Ramon Soares (15′); Exu Santa Clara, de Auira Ariak Boainain (24′); Uma peça de ficção, de Kiko Cardial (4′); Biocêntricos, de Fernanda Heinz (108′). O Hostel da Vila, encerra as sessões a partir das 19h, com Terruá Pará, de Jorane Castro (100′), seguido de um agito musical com o DJ Garimpo - 100% vinil.
  • Domingo (10) - Local: Espaço Re-Percussão. A partir das 16h, exibição do documentário Villa Lobos em Paris, de Marcelo Machado e Alê Guerra (60′) e Nada Sobre Meu Pai, de Susanna Lira (93′). O encerramento será novamente no Hostel da Vila, com o longa A Invenção do Outro, de Bruno Jorge (144′) (infantil) e muita música com o DJ Kwest.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!