MAIS EDUCAÇÃO

1ª Escola Cívico Municipal do Litoral Norte é inaugurada em Ilhabela (SP)

Estão matriculados na unidade 200 alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, em período integral que, além da base comum curricular, terão também disciplinas da base diversificada como robótica, informática e esportes olímpicos

Da redação
Publicado em 01/08/2022, às 16h13 - Atualizado às 17h11

FacebookTwitterWhatsApp
Nova escola conta com 10 salas de aula com capacidade para 25 alunos, além de salas de arte, robótica e leitura Ilhabela inaugura 1ª Escola Cívico Municipal do Litoral Norte de São Paulo escola civico-militar de ilhabea - Foto: Divulgação/PMI
Nova escola conta com 10 salas de aula com capacidade para 25 alunos, além de salas de arte, robótica e leitura Ilhabela inaugura 1ª Escola Cívico Municipal do Litoral Norte de São Paulo escola civico-militar de ilhabea - Foto: Divulgação/PMI

O Litoral Norte tem a primeira Escola Cívico Municipal da região. Inaugurada na última sexta-feira (29), a Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio, situada em Ilhabela, teve seu primeiro dia de aula nesta segunda-feira (1º). 

Segundo a prefeitura, a nova escola é mais uma opção de ensino às famílias de Ilhabela para inserir os filhos em um sistema de ensino público diferenciado, com foco nos valores cívicos, além do convencional.

“Mesmo tendo algumas pessoas contra essa nova escola, conseguimos inaugurá-la com 100% das vagas preenchidas. Quero dizer que muitas coisas que estão espalhando não são reais. A Escola Cívico Municipal não significa a militarização da educação. Nessas escolas, os militares não substituem os profissionais da educação. Eles atuarão no apoio às gestões escolar e educacional”, explicou o prefeito Toninho Colucci.

Estão matriculados na unidade 200 alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, em período integral, que além da base comum curricular, terão também disciplinas da base diversificada como robótica, informática e esportes olímpicos.

“Tenho certeza que este projeto será exemplo não só para Ilhabela, mas para toda a região do Litoral Norte. Fiquei emocionada em ver a presença dos alunos matriculados nesta escola, na confiança dos pais neste nosso novo projeto, que tem mostrado resultados positivos onde foram implantadas como a redução da violência e os índices baixos de evasão e  faltas”, destacou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

Segundo dados do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), a redução no índice de faltas e de evasão escolar é claramente sentida nas escolas nas quais o programa foi implantado.

Na região Sudeste, por exemplo, o índice chega a ser de 66,7%, mas na região Centro-Oeste são 90%. Outro dado importante é a redução da violência, seja ela verbal ou física: a queda é de 82% (física e/ou  patrimonial) e de 75% em relação à violência verbal.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

O país conta hoje com mais de 200 escolas cívico-militares, que já indicam melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Sobre a Escola Cívico Municipal

A nova escola conta com 10 salas de aula (com capacidade para 25 alunos), salas de arte, robótica e leitura, além das áreas administrativas, cozinha, refeitório, quadra e academia ao ar livre.

Senador Major Olímpio

Major Olímpio, como era popularmente conhecido, frequentou Ilhabela por muitos anos e considerava a cidade como seu segundo lar. Era apaixonado pelo município e sempre encaminhava emendas Estaduais e Federais que contribuíram positivamente para a melhoria de vida da população ilhabelense.

Obs.: Abandono e evasão escolar é a mesma coisa.  E toda violência é agressão/agressiva. Retirei parte do 9º parágrafo porque apenas repetia o que já fora comentado (faltas e evasão escolar). 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!