A 16ª edição do festival Dança e Movimento começa neste sábado (14), em Ilhabela, com a apresentação do grupo Pia Fraus (Bichos do Brasil), às 20 horas, no Espaço Cultural Pés no Chão, na Barra Velha, e vai até o dia 7 de outubro. O evento é realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão com o apoio do ProAC - Secretaria de Estado da Cultura do governo de São Paulo, e da prefeitura de Ilhabela. A programação será bem variada, com a presença de artistas que conquistaram a plateia em edições anteriores do evento, companhias que fazem sua estreia na cidade, e um grupo internacional. Além dos espetáculos, alguns profissionais oferecerão oficinas de dança gratuitas para o público interessado. Entre os artistas e grupos convidados destacam-se: Pia Fraus (Bichos do Brasil), “à fleur de peau” (un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde), Companhia de Danças de Diadema (La vie en rose???), ParaladosanjoS (O imprevisível mundo da lua / Tchu-Tchu-Tchu / Um elogio à loucura-Euetheia), Ballet de Londrina (A Sagração da Primavera/Petrouchka), Projeto Mov_oLA (OroborO), Cia. Oito Nova Dança (fandango a céu aberto) e Confraria da Dança (Sem Fim). Além da programação profissional serão incluídas, numa das noites, apresentações de grupos de dança vinculados a fundações e secretarias de cultura do litoral norte, de alunos que desenvolvem iniciativas de dança nas escolas de Ilhabela e nas escolas particulares de balé. Haverá também, dentro da programação do evento, a Mostra de Culturas Urbanas, um encontro promovido pelo grupo de cultura hip-hop Furious Force. Entre os convidados dessa noite destacam-se os grupos de dança Urbanos, Vila Break, D.R.A, os rapers Mc Felipinho Codorna, Atitude Verbal, Mc Thiaguinho, DJ Fan, além dos grafiteiros Vespa e Pelé, e outros.
Histórico O Dança e Movimento é uma mostra não competitiva que acontece todos os anos em Ilhabela, reunindo espetáculos de dança e de artes cênicas. Sua primeira edição foi realizada em 1998, num pequeno palco montado na Vila, centro histórico de Ilhabela. A receptividade do público foi tão grande que o evento cresceu e se fortaleceu, tornando-se um dos mais importantes festivais de dança da região, passando a integrar o calendário turístico cultural do estado de São Paulo. Os espetáculos são apresentados gratuitamente no teatro do Espaço Cultural Pés no Chão, em quadras esportivas nos bairros e também em palcos montados em Ilhabela. Sua programação contempla o público adulto e infantil com trabalhos de artistas nacionais e internacionais, e abre espaço para grupos de dança profissionais e amadores do litoral norte e Vale do Paraíba.
Serviço O Espaço Cultural Pés no Chão fica na rua Macapá 72, na Barra Velha, em Ilhabela. Mais informações pelo telefone: (12) 3896-6727 ou pelo site www.pesnochao.org.br. Verifique a classificação de idade dos espetáculos. A entrada é franca. Programação: Dia 14/9, sábado, 20h Pia Fraus Bichos do Brasil Direção: Beto Andretta Dia 18/9, quarta-feira, 20h Escolas e Instituições Dia 21/9, sábado, 20h "à fleur de peau" (França) Un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde Direção: Michael Bugdahn e Denise Namura Dia 22/9, domingo, 20h Companhia de Danças de Diadema La vie en rose??? Direção: Ana Botosso Dia 27/9, sexta, 19h Mostra de Culturas Urbanas Encontro de grupos e representantes de culturas urbanas nas áreas da dança, artes plásticas (grafite) e poesia (rap) do litoral de SP e Vale do Paraíba. Dia 28/9, Sábado, 20h ParaladosanjoS O imprevisível circo da lua Direção: Marcos Becker e Marilia Ennes Dia 29/9, domingo, 20h Ballet de Londrina Petrouchka Sagração da Primavera Direção: Leonardo Ramos Dia 30/9, segunda, 15h E.M. Waldemar Belizário - Itaquanduba ParaladosanjoS Tchu-Tchu-Tchu Direção: Marcos Becker Dia 1/10, terça, 20h ParaladosanjoS Euetheia, um elogio à loucura Direção: Marcos Becker Dia 2/10, quarta-feira, 15h E.M. Leonardo Reale – Armação ParaladosanjoS Tchu-Tchu-Tchu Direção: Marcos Becker Dia 4/10, quinta-feira, 20h Projeto Mov_oLA OroborO Direção: Alex Soares Dia 5/10, sábado, 21h Palco na Vila Cia. Oito Nova Dança Fandango a céu aberto Direção: Lu Favoreto Dia 6/10, domingo, 20h Confraria da Dança Sem Fim Espetáculo Infantil Direção: Diane Ichimaru Dia 7/10, segunda, 9h Confraria da Dança Sem Fim Espetáculo Infantil Direção: Diane Ichimaru Fonte: PMI
Comentários