GOLPE

Vítimas denunciam golpe de falso boleto de energia elétrica em Guarujá

Clientes afirmam ter caído em armadilha de boletos falsos da CPFL; empresa nega que o site foi hackeado, tampouco invadido e orienta vítimas

Lenildo Silva
Publicado em 18/10/2023, às 16h25 - Atualizado em 19/10/2023, às 13h06

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CPFL esclarece que site não foi hackeado e emite orientações para evitar golpes - Divulgação
CPFL esclarece que site não foi hackeado e emite orientações para evitar golpes - Divulgação

Moradores de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, no litoral de São Paulo, denunciam um sofisticado golpe do falso boleto de energia elétrica. Segundo afirmam, o site da CPFL Piratininga, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, teria sido alvo de invasão, resultando na emissão de boletos falsos. Empresa nega invasão alegando que há sites que simulam a aparência do site oficial.

Duas vítimas compartilharam suas experiências, alertando para o perigo que outros cidadãos podem enfrentar. Uma moradora do bairro Boa Esperança disse que pagou três contas de energia em agosto e no final de setembro funcionários da CPFL foram até a residência da família para comunicar que as contas não estavam pagas.

“Mostrei o comprovante, que fiz a conta pelo aplicativo da CPFL e eles pediram pra eu ir lá ver o que aconteceu. Quando fui lá, eles simplesmente disseram que é golpe, que muitas pessoas estão caindo e que esse link que está aparecendo no site da CPFL não é o correto e que não podiam fazer nada; que eu ia ter que pagar novamente. Sempre paguei pelo mesmo aplicativo, até porque não chega conta pra mim no endereço”, disse a moradora.

Comprovante de pagamento
Foram realizados três pagamentos do falso boleto - imagens arquivo pessoal 


Outra vítima compartilhou uma experiência semelhante, ao alertar que teriam hackeado o site da CPFL. De acordo com o relato da cliente da companhia, dias após emitir uma conta por meio do site e fazer o pagamento a empresa foi cortar a luz da casa de sua mãe.

“Mostrei o comprovante de pagamento e o rapaz disse que eu caí em um golpe. Fui na CPFL e eles disseram que não pode fazer nada; disse pra ter cuidado até com as contas que chegam em casa, pois tem algumas que são falsas", relatou.

Comprovante de pagamento
Vítima do golpe chegou a pagar quase R$ 200 no boleto falso - imagem arquivo pessoal 


Em resposta às denúncias, a CPFL Piratininga informou que o site da distribuidora não foi hackeado, tampouco invadido. A concessionária ressaltou que os golpes estão sendo aplicados por meio de sites falsos que simulam a aparência do site oficial da CPFL, induzindo os clientes ao erro e capturando suas informações.

A CPFL destacou que está tomando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e tem reforçado informações e orientações sobre seus serviços por meio de campanhas de comunicação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail.

A empresa também enfatizou que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial e orientou os consumidores vítimas desses golpes a registrarem boletins de ocorrência junto à polícia. A concessionária também compartilhou algumas orientações de segurança para os clientes em relação às contas de energia elétrica:

  • A via de acesso à conta digital, para clientes que recebem a conta por e-mail, é o link encaminhado pelo endereço [email protected].
  • O cliente deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site ou pelo aplicativo CPFL Energia, e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código PIX.
  • Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve garantir que o valor é o mesmo que aparece na conta e verificar se o nome e CNPJ do favorecido são da empresa de energia. No caso da CPFL Piratininga, o CNPJ é o 04.172.213/0001-51.
  • Em caso de qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o cliente não deve efetuar o pagamento.

A CPFL Piratininga disponibiliza uma área específica em seu site com orientações gerais de segurança para os clientes.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a CPFL Paulista por meio do WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27304 ou do call center 0800 010 2570 (ligação gratuita). 

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