OPERAÇÃO SEMANA SANTA

Vigilância Sanitária de Guarujá (SP) fiscaliza mais de 30 peixarias

Secretaria Municipal de Saúde antecipou a Operação Semana Santa este ano e iniciou os trabalhos há 15 dias

Da redação
Publicado em 12/04/2022, às 21h46 - Atualizado às 21h50

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitura ressalta que a Operação Semana Santa prossegue até a próxima quarta-feira (13) Mercado de Peixes Fachada do Mercado de Peixes de Guarujá - Divulgação/Hygor Abreu
Prefeitura ressalta que a Operação Semana Santa prossegue até a próxima quarta-feira (13) Mercado de Peixes Fachada do Mercado de Peixes de Guarujá - Divulgação/Hygor Abreu

Corvina, pescadinha branca, cação e camarão sete barbas estão entre os produtos mais vendidos no boxe da comerciante Thainara Bezerra, que atua há mais de dez anos no Mercado de Peixes das Astúrias. O seu estabelecimento foi um dos mais de 30 vistoriados pelas equipes de Vigilância Sanitária nas últimas duas semanas. A medida integra a Operação Semana Santa, que este ano foi antecipada pela prefeitura de Guarujá em 15 dias.

Leia também: PRF reforçará efetivo durante Operação Semana Santa 2022

A ação inédita da Secretaria Municipal de Saúde da cidade teve como meta identificar as condições das peixarias para que os proprietários pudessem receber a visita dos fiscais com antecedência. De acordo com a Administração Pública, as equipes da Vigilância Sanitária fizeram vistorias, orientações e notificações para que os estabelecimentos corrijam eventuais falhas e tivessem tempo para se adequarem para a Semana Santa.

Thainara aprovou a iniciativa. “Serve para nos orientar, checar o que estamos fazendo de errado e buscar melhorias. O cliente passa a ter mais confiança no nosso trabalho e, cada vez mais, vai comprar com a gente”, avalia. Kátia Cristina dos Santos, que atua no Mercado de Peixes das Astúrias há 25 anos, também é favorável à ação. “Achei maravilhosa. A gente trabalha com alimento e sabe que fiscalização precisa ter sempre”, comenta.

Entre os itens avaliados, as chamadas propriedades organolépticas, que se referem ao aspecto do alimento, como os olhos, escamas, textura e consistência do peixe, são prioridades da fiscalização. A Vigilância Sanitária confere ainda a higiene do local, a quantidade de gelo disponível, o descarte adequado de resíduos, a dedetização e a estrutura dos estabelecimentos.

A Operação Semana Santa prossegue até quarta-feira (13), com o retorno dos fiscais aos locais já vistoriados, além de novas visitas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!