ESTÁ VINDO AÍ

“Túnel entre Santos e Guarujá vai aquecer a economia da região”, diz presidente do Sinhores

Empregos gerados com a obra tendem a aquecer o consumo da região, refletindo positivamente para bares, restaurantes e demais tipos de comércios

Da redação
Publicado em 28/03/2022, às 12h11 - Atualizado às 14h27

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Simulação de um dos possíveis desenhos do esperado túnel entre Santos e Guarujá Tunel Santos x Guarujá - Imagem: Reprodução
Simulação de um dos possíveis desenhos do esperado túnel entre Santos e Guarujá Tunel Santos x Guarujá - Imagem: Reprodução

No último dia 18 de março, o 1º Fórum Vou de Túnel deu início às discussões e análises do projeto de construção de um túnel submerso que interligue as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A proposta visa melhorar a mobilidade urbana entre os municípios e na região portuária.

A expectativa é que a iniciativa gere empregos, aqueça a economia das duas cidades e da região, e movimente ainda mais o turismo, conforme acredita Heitor Gonzalez, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores).

“Hoje, os dois municípios são polos geradores de turismo individuais. Eles recebem seus turistas por meio de uma rodovia que liga a cada um deles. O deslocamento entre Santos e Guarujá acontece por meio de uma balsa, que pode transformar a passagem para ambos os lados em uma espera enorme dependendo do dia, o que desestimula o turismo e prejudica a economia. Já com o túnel essa mobilidade seria muito mais ágil, trazendo benefícios a todos”, considera Heitor Gonzalez.

De acordo com a apresentação da obra, que tem valor estimado de R$ 3,5 bilhões e previsão de cinco anos de construção, o tempo de deslocamento entre os dois municípios via túnel será de cinco minutos.

“Turismo, economia e mobilidade urbana são os pilares da importância do túnel. Então, os principais benefícios são econômicos, tanto em relação aos turistas que poderão visitar e consumir facilmente nos dois municípios, quanto para pessoas que moram nessas cidades e têm interesse em desfrutar do entretenimento e da gastronomia da outra. Com a melhora da mobilidade urbana, essa frequência de visitação vai crescer”, comenta.

Ligação seria melhor na comparação com a ponte justamente por ligar os dois centros urbanos (Reprodução/ Governo do Estado de SP)

Geração de empregos

O presidente do Sinhores observa, ainda, que os empregos gerados pela demanda da obra tendem a aquecer a economia da região, aumentando o consumo, o que reflete positivamente também em bares, restaurantes e demais tipos de comércios.

“Toda geração de emprego gera um consequente consumo. Com moradores empregados, o consumo na região tende a aumentar. Isso é positivo para ambos os lados, principalmente em um momento de recuperação econômica como o que estamos vivendo”, completa.

A previsão é que cerca de 15 mil oportunidades de trabalho sejam geradas com as obras. A construção prevê três faixas de rolamento, ciclovia e passagem de pedestres, além de preparo para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Conforme discutido pelos participantes do fórum, é estimada uma cobrança de pedágio entre R$ 13,00 e R$ 14,00, quase o mesmo cobrado atualmente na travessia de balsas (R$ 14,20).

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