Trip especula investir no Aeroporto Civil Metropolitano

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Publicado em 31/08/2012, às 13h05 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h47

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Por Maria Paula

A companhia de aviação Trip Linhas Aéreas é uma das empresas cotadas para operar no futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. A unidade começou a se tornar realidade nesta quarta-feira (29), com a assinatura do contrato de arrendamento de uso de área do NuBast (Núcleo da Base Aérea de Santos), situada em Guarujá. A prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) e o major brigadeiro-do-ar e comandante do IV Comar (Comando Aéreo Regional), José Geraldo Malta assinaram o documento durante cerimônia realizada na própria base aérea, em Vicente de Carvalho, onde será construído o futuro aeroporto. Trip Linhas Aéreas é controlada de forma igualitária pelos Grupos Caprioli e Águia Branca. Em maio deste ano, anunciou fusão com a Azul Linhas Aéreas, surgindo a holding Azul Trip S/A. A viação conta uma frota de 60 aeronaves e atende 88 cidades em todas as regiões brasileiras.

Complexo deverá atender 500 mil passageiros por ano

Interesse O assessor de Relações Institucionais da Trip, Ronaldo Veras afirmou que a instalação e a conseqüente atuação da empresa em Guarujá só depende da adequação às necessidades e imposições dos órgãos reguladores, como a inspeção de passageiros, a parte de combate a incêndios, entre outros expedidos pela Anac (Agência Nacional de Aviação). “É um mercado interessante e nós temos interesse, inclusive, já tentamos em outras situações operar regularmente aqui. Com essa conquista, agora, em breve, estaremos conversando sobre o assunto”, afirmou Veras. Atualmente, a Trip só opera com aeronaves de médio e grande porte.

Previsão de entrega do aeroporto é para 2014, antes do início da Copa

Complexo Durante a cerimônia foi apresentado aos convidados um vídeo com a maquete do aeroporto. O complexo deverá atender 500 mil passageiros por ano e, além do turismo de negócios está previsto o transporte de pequenas cargas, aviação offshore e executiva. A pista de pouso e decolagem também atenderá a Petrobras e a Base Aérea, de Santos.

“É um mercado interessante e nós temos interesse”, diz Veras, assessor da Trip

Experiência O major brigadeiro Malta disse não ter dúvidas de que o complexo irá atender a demanda sem prejudicar os trabalhos da Base Aérea. “Podem ficar tranqüilos porque nós já temos experiência nisso em outros locais. A Base Aérea de Santos é estratégica para a FAB [Força Aérea Brasileira] e daqui nós vamos sair com nossas aeronaves de busca, salvamento e de patrulha, em apoio ao pré-sal”. De acordo com ele, a Base Aérea ainda funcionará como um centro de apoio, tanto para a base offshore da Petrobras, como para o aeroporto civil, além da defesa da Pátria.

Comandante do IV Comar, José Geraldo Malta assinou documento junto com a prefeita Antonieta

Para a Copa Já o assessor da Unidade de Projetos Estratégicos de Guarujá, Dario de Medeiros Lima garantiu que a entrega do aeroporto será em 2014, antes do início da Copa do Mundo. Segundo ele, a abertura das licitações só depende do licenciamento ambiental. “Nós temos, por parte da Cetesb, um comprometimento, dependendo da nossa celeridade também, de que até o primeiro trimestre teremos obtido esse licenciamento”. Dário disse ainda que a implantação da área de atendimento ao aeroporto será por meio de concessão direta onerosa, ou seja, o vencedor do certame será obrigado a construir, explorar e fazer toda a manutenção do local.

Mão de obra A parte de capacitação da mão-de-obra é outro compromisso que a prefeitura assumiu com a assinatura do contrato. Um modelo de capacitação de pessoal está sendo executado pelo município, em parceria com a Etec. “Estamos preparando um material para ser entregue à Secretaria de Aviação Civil visando essa capacitação. Precisamos correr com isso se quisermos aproveitar a mão-de-obra local”, admitiu o assessor. Dário informou ainda que a prefeita Antonieta tem buscado recursos junto aos governos federal e estadual para a implantação de uma área de hangar só para a turma do curso de Mecânica de Vôo da Etec, única que oferece essa especialização na região.

Com a Petrobras O investimento de capacitação também será estendido ao pessoal de carga, formação de tripulantes e comissários de bordo, aptos a ingressar no mercado de trabalho, oferecido pelo aeroporto. O assessor Dário, no entanto, não soube informar qual o número de empregos a ser gerado. Ele disse apenas que uma parceria entre a prefeitura e concessionária está sendo avaliado e que a Petrobras seria uma das grandes empregadoras, com a instalação da base offshore, além das empresas que deverão administrar os serviços.

Modelo tradicional Na corrida contra o tempo, a saída para que o aeroporto seja construído dentro do prazo previsto está a utilização de módulos prontos na construção de hangares e terminais. De acordo com o assessor de Guarujá, a parte de pavimentação seguirá o modelo tradicional, como ocorre nos aeroportos de vários Estados brasileiros, por conta da praticidade e economia.

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