TRAGÉDIAS

Três pessoas morrem afogadas no litoral de SP durante fim de semana de Natal

Dois dos três óbitos ocorreram em Guarujá. Litoral paulista soma 55 mortes por afogamento em 2021, mais de uma morte por semana, em média


Da redação
Publicado em 27/12/2021, às 13h55 - Atualizado em 28/12/2021, às 09h47

FacebookTwitterWhatsApp

Jovem havia desaparecido em praia de Mongaguá. Corpo encontrado em Praia Grande foi reconhecido pela família CAPA - Esposa de turista desaparecido reconhece corpo encontrado no mar em Praia Grande: “Dor imensa” Jovem sorrindo segurando bebê - Imagem: Reprodução / Acervo familiar
Jovem havia desaparecido em praia de Mongaguá. Corpo encontrado em Praia Grande foi reconhecido pela família CAPA - Esposa de turista desaparecido reconhece corpo encontrado no mar em Praia Grande: “Dor imensa” Jovem sorrindo segurando bebê - Imagem: Reprodução / Acervo familiar


Três pessoas morreram afogados nas praias do litoral de São Paulo, durante o final de semana natalino, segundo informações desta segunda-feira (27) do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo).

No mesmo período, 180 pessoas foram salvas de afogamento em 176 operações, afirma o órgão, que contabiliza mais de 51 mil ações de orientação a banhistas durante o final de semana de Natal.

Duas mortes ocorreram em Guarujá, uma no sábado (25) e outra no domingo (26). Também no sábado, o corpo de um jovem que havia desaparecido 30 horas antes, foi encontrado no mar de Praia Grande. No domingo, familiares reconheceram a vítima como sendo o jovem Anderson Aparecido Lourenço, de 23 anos.



O desaparecimento de Anderson mobilizou familiares em uma intensa busca que se encerrou tragicamente com o reconhecimento do jovem. “Não tenho palavras. É um momento de dor imensa.”, lamentou Larissa Gomes, esposa do jovem, em entrevista ao Portal Costa Norte neste domingo.

Jovem havia desaparecido em praia de Mongaguá. Corpo encontrado em Praia Grande foi reconhecido pela família CAPA - Esposa de turista desaparecido reconhece corpo encontrado no mar em Praia Grande: “Dor imensa” Jovem sorrindo segurando bebê (Imagem: Reprodução / Acervo familiar)

Já em Guarujá, por volta das 15h de sábado, quatro pessoas começaram a ser arrastadas pela correnteza para o fundo. Outros três banhistas tentaram resgatá-los, mas também começaram a se afogar. Os guarda-vidas, então, adentraram ao mar para realizar o resgate das sete vítimas, com o apoio da moto aquática.



Durante o resgate, ainda na água, uma das vítimas desmaiou e teve uma parada cardiorrespiratória. “Na faixa de areia, os guarda-vidas iniciaram o procedimento de reanimação cardiopulmonar e se deslocaram ao Hospital Santo Amaro, permanecendo a vítima aos cuidados médicos", relata o GBMar.

Meia hora depois, porém, a vítima não resistiu e morreu. As outras seis pessoas sobreviveram. O GBMar afirma que a área era sinalizada, e, antes do afogamento, os guarda-vidas emitiram sinais sonoros para as vítimas saírem do local de risco.

Leia também: Vídeo registra resgate surpreendente no mar de Praia Grande



A terceira vítima morreu na praia de Pitangueiras, também em Guarujá. Por volta das 14h de domingo, um homem foi resgatado da água pelos guarda-vidas, que tentaram reanimá-lo enquanto o conduziam para o Hospital Santo Amaro, mas o homem não resistiu e morreu no hospital.

Com as três mortes por afogamento neste final de semana, o litoral de São Paulo contabiliza 55 mortes em 2021. No mesmo período, foram 2.826 salvamentos, aponta o GBMar. Em média, são mais de uma morte e 56 salvamentos por semana.

Além de atenção às áreas sinalizadas e obediência às orientações dos guarda-vidas, a recomendação aos banhistas é que, ao verem alguém se afogando, não tentem entrar no mar.



Sem treinamento, é mais provável que banhistas que tentam salvar afogados acabem se afogando também. Por isso, a orientação é procurar um guarda-vidas ou ligar para o número 193. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!