Familiares descobriram tragédia após cachorra chegar sozinha e com a coleira cortada; fatalidade aconteceu na manhã de hoje em Vicente de Carvalho
Uma idosa de 64 anos foi atropelada por um trem enquanto tentava resgatar sua cachorra na linha férrea, próximo ao final da avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, Distrito de Guarujá (SP). A vítima, que completaria 65 anos mês que vem, foi identificada como Maria Valdete e morreu no local.
De acordo com informações da Polícia Militar, os policiais foram chamados via COPOM para atender a uma ocorrência que, a princípio, seria de suicídio na linha férrea. No entanto, ao chegarem ao local, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já havia constatado o óbito da vítima e ouvido a versão de testemunhas.
Segundo relatos de populares, a mulher estava atravessando a linha férrea com o animal, chamado Belinha. No entanto, a cadela escapou, e ela retornou para resgatá-la, momento em que ocorreu o trágico acidente.
O chamado teria sido feito pelo maquinista do trem, que comunicou às autoridades competentes informando que teria atropelado a mulher na linha férrea. O profissional disse ter visualizado a mulher próxima à linha e reforçou a buzina, mas ela não teria percebido. O maquinista parou o trem e comunicou o incidente ao Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa responsável pela ferrovia.
Segundo apurado pela reportagem, o filho da vítima relatou à polícia que sua mãe saiu de casa para passear com a cachorra pela manhã e o animal retornou à residência da família sozinho e com a coleira partida, o que não era comum.
O filho da vítima foi à catraia e ouviu um popular dizendo que uma mulher havia sido atropelada pelo trem e chegou a ir no local do atropelamento, mas o corpo já tinha retirado. Os familiares receberam fotografias da mulher atropelada e reconheceu as roupas como sendo de sua mãe.
Uma moradora de rua que presenciou o ocorrido relatou ao familiar da vítima que a idosa estava com a cachorrinha branca, e que, em determinado momento, ela teria corrido para pegar o animal. A moradora de rua também tentou ajudá-la, mas o trem estava próximo e a atropelou.
Por meio de nota enviada à imprensa, a Rumo, empresa responsável pelo trem, lamentou o caso e informou que o maquinista realizou todos os procedimentos de emergência possíveis ao avistar a movimentação de uma pedestre nos trilhos, mas não conseguiu frear o trem a tempo.
A Rumo ressaltou que a concessionária chamou equipes de emergência para prestar socorro à vítima. Além disso, a empresa relembrou que a orientação é que a população sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento.
Já a prefeitura de Guarujá informou, também por meio de nota, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e, chegando no local, já encontrou a vítima sem vida.
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito também atuaram com o isolamento da área e no escoamento do trânsito local, que ficou parcialmente prejudicado, devido ao acúmulo de veículos, mas normalizou no final da manhã.
Trem atropela idosa que tentava salvar sua cachorra em Guarujá (SP) pic.twitter.com/HR3hogb6kt
— Portal Costa Norte (@costanortenews) September 9, 2023
Comentários