ROLÊ EM GUARUJÁ

Tamanduá-mirim é flagrado passeando no Guarujá

Animal foi visto e filmado andando pelas ruas da cidade

Da redação
Publicado em 22/03/2022, às 14h13 - Atualizado em 10/05/2022, às 09h08

FacebookTwitterWhatsApp
Vídeo com “flagrante” do passeio do animal foi compartilhado nas redes sociais, com um alerta para que a população não mexa com no animal Tamanduá-mirim é flagrado passeando no Guarujá Tamanduá andando na calçada - Reprodução
Vídeo com “flagrante” do passeio do animal foi compartilhado nas redes sociais, com um alerta para que a população não mexa com no animal Tamanduá-mirim é flagrado passeando no Guarujá Tamanduá andando na calçada - Reprodução

Um tamanduá-mirim foi visto caminhando na calçada de uma casa no bairro Maré Mansa, em Guarujá, durante a madrugada desta terça-feira (22).

A espécie do animal foi confirmada ao Portal Costa Norte, pelo biólogo Thiago Malpighi, que afirmou se tratar de um Tamandua tetradactyla, conhecido como tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete.

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

Um vídeo com o “flagrante” do passeio do animal foi compartilhado nas redes sociais, com um alerta para que a população não mexa no animal.

“É importante ressaltar que o correto é se manter afastado para não assustar o nosso amiguinho. Em caso de ferimento, procure uma unidade que tenha a vacina antirrábica ou se o animal estiver machucado”, diz a legenda da publicação.

Tamandua tetradactyla

Espécie de mamífero xenartro (desdentados ou com poucos dentes, de garras compridas e faro apurado) da família Myrmecophagidae (possuem como características marcantes o crânio alongado e língua cumprida), sendo encontrado desde a Venezuela até o Brasil.

É um animal arborícola (que vive nas árvores) e pode ter até 105 centímetros de comprimento. É reconhecido principalmente por um padrão de pelagem que faz com que pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons.

Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores. Pode ser encontrado em muitos ambientes, desde florestas até savanas, mas é predominantemente florestal, sendo encontrado com frequência em bordas de florestas, preferindo forragear nesses ambientes.

São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimentam preferencialmente de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas, e não soldados. Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica.

Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionalmente podem ser deixados em "ninhos".

Está listado como "pouco preocupante" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Apresenta distribuição geográfica ampla, e é relativamente abundante nos locais em que ocorre, apesar de já terem ocorrido extinções locais. Não parece haver grandes ameaças para o tamanduá-mirim, apesar de que a caça para alimento ou venda como animal de estimação, predação por cães representam perigo à sobrevivência das populações dessa espécie.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!