MORTE POR AFOGAMENTO

Surfista experiente sofre acidente fatal na Praia do Tombo, em Guarujá

Marcelo Coelho foi retirado do mar por banhistas já sem vida e apresentava grau 6 de afogamento

Da redação
Publicado em 24/07/2023, às 17h51 - Atualizado às 17h57

FacebookTwitterWhatsApp
Praia do Tombo Praia do Tombo Guarujá Praia do Tombo em Guarujá - Reprodução/Naturam
Praia do Tombo Praia do Tombo Guarujá Praia do Tombo em Guarujá - Reprodução/Naturam

Um surfista experiente, identificado como Marcelo Coelho Escobar Bueno, de 62 anos, faleceu em um acidente fatal na Praia do Tombo, no Guarujá, litoral de São Paulo. O incidente chocou banhistas e surfistas presentes no local.

Marcelo, empresário da cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, estava aproveitando o fim de semana com sua namorada e o afilhado no litoral e durante a prática do surfe próximo às pedras, o surfista teria sofrido um acidente e foi encontrado sem vida por outros surfistas que estavam na área.

Praia do Tombo Praia do Tombo Guarujá Praia do Tombo em Guarujá (Reprodução/Naturam)

De acordo com informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) do Guarujá, banhistas que presenciaram o acidente acionaram o setor de salvamento e resgate. O Grupamento de Vida (GV) foi notificado e acionou a Patrulha de Salvamento Aquático para verificar a situação. No entanto, ao chegarem ao local, Marcelo já havia sido retirado do mar pelos próprios surfistas presentes.

As manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) foram iniciadas ainda na faixa de areia e continuaram até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Infelizmente, o médico do Samu constatou o óbito com grau 6 de afogamento do surfista no local.

Segundo apurado pela reportagem do Portal Costa Norte, os surfistas que prestaram o primeiro socorro à vítima foram identificados como David Luiz da Silva Santos e Willian Nascimento dos Santos. Eles relataram não conhecer Marcelo e não encontraram documentos de identificação com ele no momento do acidente. Também não havia familiares presentes no local que pudessem identificar a vítima.

Reconhecimento do corpo

Posteriormente, um homem chegou ao local e reconheceu o corpo do surfista como sendo de Marcelo Coelho, namorado de sua mãe. Segundo o familiar, os três estavam no Guarujá para aproveitar o litoral no fim de semana.

O afilhado de Marcelo relatou que ele foi passear de barco com sua mãe, por volta das 14 horas, enquanto Marcelo decidiu surfar na Praia do Tombo. Preocupado com a falta de comunicação que durava mais de cinco horas, o homem foi até a praia, por volta das 19 horas, para procurá-lo e se deparou com a movimentação das equipes de emergência na faixa de areia da praia.

Ele foi informado sobre a suspeita de afogamento de um surfista e reconheceu o corpo de Marcelo e a prancha de surf que estava ao lado do corpo. O afilhado enfatizou às autoridades que Marcelo era um surfista experiente e sabia nadar bem, sugerindo a possibilidade de que ele tenha sofrido um mal súbito durante a prática esportiva.

As autoridades competentes foram acionadas e estão conduzindo a investigação sobre o ocorrido. O caso foi registrado como morte suspeita/morte acidental na Delegacia Sede de Guarujá.

Despedida

Nas redes sociais, familiares confirmaram o falecimento de Marcelo Coelho, carinhosamente conhecido como Marcelo Café, e expressaram profundo pesar pela sua morte e compartilharam mensagens emocionadas em suas redes sociais, destacando o amor dele pelo mar, pelo surf e pela vida. “Ele era do mar, do surf, da tranquilidade e da positividade. E se despediu fazendo o que mais gostava, surfando”, escreveram em uma homenagem emocionada.

O velório de Marcelo Café será realizado amanhã, dia 25, no Cemitério Parque dos Ipês, em Jundiaí, cidade onde Marcelo escolheu para viver e empreender. A cerimônia de despedida está prevista para ocorrer das 10h às 13h, e o sepultamento está programado para ocorrer a partir das 13h.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!