A Serra do Guararu, na região conhecida como Rabo do Dragão e que compreende o maior conjunto de remanescentes de Mata Atlântica, mangues e restinga de Guarujá, vai se tornar Área de Preservação Ambiental. O decreto foi assinado no último dia 30 – aniversário da cidade –, durante a cerimônia de entrega da Agenda 21, no Delphin Hotel, pela prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB). O documento tem como objetivo básico proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso de recursos naturais do local.
A área tem 25,6 km² e foi delimitada com base nas cartas planialtimétricas confeccionadas pelo SCM-BS (Sistema Cartográfico Metropolitano da Baixada Santista), da Agem (Agência Metropolitana) da região.
Estrada
Fará parte ainda da Área de Proteção Ambiental Municipal da Serra do Guararu a criação da Estrada Turística na SP-061, devendo sua gestão estabelecer parcerias, principalmente com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) do Estado, para requalificação e desenvolvimento das atividades turísticas de maneira sustentável.
Programa
A implantação da Área de Proteção Ambiental Municipal da Serra do Guararu será acompanhada de um programa permanente de educação ambiental, a ser desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, em parcerias com organizações locais da sociedade civil, cuja orientação e acompanhamento caberão ao Conselho da Área de Proteção.
Comentários