Sem graça

Samu Guarujá registrou 2 mil chamadas falsas em 2022

Prefeitura de Guarujá alerta a população para os riscos desta brincadeira de mau gosto que atrapalha os serviços de emergência

Da redação
Publicado em 13/04/2023, às 10h29 - Atualizado às 13h03

FacebookTwitterWhatsApp
Serviço atende aproximadamente 60 ocorrências por dia; número de trotes compõe 11% dos chamados  Agente do Samu em preparação para socorro - Divulgação/Prefeitura do Guarujá
Serviço atende aproximadamente 60 ocorrências por dia; número de trotes compõe 11% dos chamados Agente do Samu em preparação para socorro - Divulgação/Prefeitura do Guarujá

De 20 mil chamados do Samu Guarujá em 2022, mais de 2 mil foram trote. O levantamento é da prefeitura do Guarujá e foi divulgado recentemente com o intuito de alertar a população sobre os riscos desta “brincadeira” de mau gosto.

A prefeitura lembra que o trote aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro e o infrator pode ser punido com detenção pelo período de um a seis meses.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

A coordenadora do Samu do Guarujá Ana Paula Mormitto revela que o serviço atende aproximadamente 60 ocorrências por dia e alerta para o número de trotes que compõe 11% dos chamados.  Ela  ainda reforça a função do Samu, que é atender pacientes com perda de consciência,  sintomas de AVC, vítimas de acidente de trânsito ou que sofreram quedas de grandes alturas,  mulheres em trabalho de parto, casos de convulsão e surtos psicóticos entre outras situações graves.

A sensibilidade e a empatia fazem parte do dia a dia dos profissionais que atuam no Samu Guarujá. “Quem entra no Samu, ama ou odeia. Eu me apaixonei. Veja o nosso trabalho como um grande diferencial na vida dos pacientes. A nossa chegada é crucial e nós sempre faremos o melhor naquele momento. Depois do atendimento, muitas vezes por vários dias, ainda vamos atrás de atualizações sobre o estado de saúde do paciente já no hospital”, declara Ana Paula.

Hoje, o Samu do Guarujá atende com um tempo de espera de 15 minutos. A equipe é composta por 80 pessoas, duas ambulâncias e duas motos, cada uma com um enfermeiro. O serviço é acionado em casos que exigem agilidade no atendimento.

Outras cinco ambulâncias básicas, cada uma com um condutor e um técnico de enfermagem, realizam atendimentos com menor gravidade. Dessas, uma delas fica dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perequê e outra na UPA Enseada, a fim de agilizar o atendimento nessas localidades. As demais viaturas estão na base do Samu em Guarujá, no bairro Boa Esperança.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

O Samu ainda alerta que o crime  atrapalha o serviço dos socorristas. “Passar trote para um serviço que se empenha em salvar vidas e que tem o tempo como seu maior inimigo é algo que precisa acabar! Não devemos brincar com coisa séria, afinal, todos nós podemos precisar desse serviço algum dia!”, destaca a prefeitura.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!