Rio Santo Amaro recebe plantio de árvores em suas margens

Costa Norte
Publicado em 24/10/2014, às 13h06 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h26

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Ação é fruto de compensação ambiental

Nas duas últimas semanas, a prefeitura de Guarujá realizou um trabalho de reflorestamento, com o plantio de 200 mudas de árvores de diferentes espécies, para recuperar um trecho degradado ao longo do rio Santo Amaro (entre a rodovia Cônego Domênico Rangoni e a avenida Santos Dumont). A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), é resultado de um termo de compensação ambiental com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico (Cetesb), devido ao projeto de urbanização do canal da avenida Acaraú, em Vicente de Carvalho.

Na área de reflorestamento, com espaço de cerca de 300 metros quadrados, foram plantadas mudas de árvores pioneiras, secundárias e clímax (cujas sementes não necessitam de luz direta para germinar), que, com o passar do tempo, formarão um novo ciclo de fauna, flora e vegetação para a localidade. A cada seis meses, a Semam produzirá relatórios de acompanhamento dessas plantações. Cerca de 30 metros da margem do rio Santo Amaro também ganharam novas árvores, para que a manutenção em relação à vegetação seja preservada.

O assessor técnico da Secretaria Fábio Sampaio Almeida espera uma expansão deste serviço em outras regiões do município: "Este primeiro estágio deve dar sucessão a outras ações, criando desenvolvimento de vegetação em diversos locais de Guarujá."

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!