DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS

Programação de paraquedismo é adiada em Guarujá (SP)

Evento foi adiado em função de a Base Aérea estar com o seu efetivo e equipamentos voltados ao atendimento de aeronaves da Força Aérea Brasileira às vítimas da tragédia

Da redação
Publicado em 26/02/2023, às 17h15 - Atualizado às 17h21

FacebookTwitterWhatsApp
Evento será realizado em um dia e conta com cerca de 150 participantes inscritos Paraquedismo Duas pessoas em salto de paraquedas no céu - Divulgação
Evento será realizado em um dia e conta com cerca de 150 participantes inscritos Paraquedismo Duas pessoas em salto de paraquedas no céu - Divulgação

A etapa do Programa Nacional de Paraquedismo, que ocorreria na Base Aérea em Vicente de Carvalho, entre os dias 22 e 26 deste mês, foi adiada para 12 de março, das 9 às 18h30. A medida se deu por conta das chuvas que assolaram a região e o envolvimento da Base Aérea que serve de unidade de apoio aos trabalhos da Força Aérea Brasileira (FAB), que atua no município de São Sebastião, área mais castigada pelo temporal.

Embora seja realizado em apenas um dia, o evento deverá contar com o mesmo aparato da programação anterior e cerca de 150 participantes. Entre eles, paraquedistas experientes e iniciantes. As decolagens das aeronaves, pousos e saltos ocorrerão nas dependências da Base Aérea.

Leia também: Paraquedista joga 100 milhões de sementes em área desmatada da Amazônia

O programa proporciona a oportunidade dos praticantes realizarem saltos com equipamentos de última geração, lançados de aeronave turbo-hélice com capacidade de até 16 paraquedistas por decolagem.

Os iniciantes participam como passageiro de um ‘Salto Duplo’, que permite à pessoa sem qualquer experiência com o esporte radical, realizar um salto acoplado ao instrutor, em um paraquedas próprio para duas pessoas. A sensação de queda livre alcança a velocidade de 200 quilômetros por hora.

Já no voo de aterrissagem com o paraquedas aberto, a aeronave sobrevoa a baixa velocidade, o que permite ao atleta contemplar a privilegiada vista aérea da região.

De acordo com a organização, o paraquedismo é um esporte de risco controlado, bastante seguro e sua prática vem crescendo gradativamente no Brasil.

Encontro Estadual

Entre os participantes estarão cerca de 50 atletas de diversas categorias do paraquedismo esportivo, vindos de várias cidades. A oportunidade serve de intercâmbio para aprimoramento de técnicas e congraçamento entre os praticantes. O encontro prevê a participação das seguintes modalidades: Formação de Queda Livre, Free Fly, Wing Suit, Swoop e Pouso de Precisão.

Salto Duplo

O Salto Duplo é a melhor forma de iniciar no esporte. Há poucas restrições para a sua prática. A idade mínima é de 10 anos, menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais, o peso máximo é de 120 quilos e não é permitido para grávidas. Há registros de saltos com cadeirantes, deficientes visuais e auditivos.

Os interessados em realizar o primeiro salto poderão contratar a aventura como passageiro de um ‘Salto Duplo’ junto ao instrutor, que passará informação prévia de 15 minutos

Para saltar é necessário fazer inscrição prévia e participar com taxa de adesão para o rateio de despesas operacionais. Informações e inscrições podem ser feitas por meio do Whatsapp (11) 98111-2233 ou pelo e-mail [email protected].

O evento conta com o apoio da prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!