Nos próximos dias 11 a 15, uma equipe da Casa Militar do Estado virá ao Guarujá vistoriar os morros Sorocotuba e Tortuga. As áreas sofreram deslizamentos decorrentes das fortes chuvas do início do ano. A informação da vistoria é do major PM Homero de Giorgi e foi passada à chefe de gabinete da prefeitura de Guarujá Ana Paula Metropolo, que esteve no Palácio dos Bandeirantes, na segunda-feira,4.
As áreas em questão estão situadas entre as praias da Enseada e de Pernambuco, caracterizadas por sua importância ambiental, residencial e turística. Abrigam quantidade significativa de domicílios e vias públicas, além de promover o acesso a praias e mirantes da cidade.
Serão dois dias de trabalho para reconhecimento da situação atual. O resultado deverá ser repassado ao coronel da Polícia Militar e secretário da Casa Militar, José Roberto Rodrigues de Oliveira, para posterior intermediação do governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, solicitou à Casa Militar verba para a execução de projetos e posterior obra de contenção e correção dos deslizamentos das encostas destes morros, que ocorreram no fim de janeiro deste ano. Atualmente, a área apresenta riscos de isolamento, dificuldades de acesso, havendo possibilidades de agravamento dos deslizamentos e suas consequências. Segundo Ana Paula Metropolo, “foram entregues pedidos de projetos e soluções técnicas e estudos sobre as áreas atingidas pelos deslizamentos”.
Posteriormente, serão feitas as proposituras de convênio para a execução dos projetos. Segundo explicou o secretário de Planejamento e Gestão de Guarujá Marco Damin: “A atuação do estado e da prefeitura deverá acontecer por ordem de prioridades e de forma individual em cada área atingida”.
Histórico
As chuvas que atingiram o morro do Sorocotuba, no final de janeiro, provocaram deslizamentos de terra que deixaram aproximadamente 250 pessoas sem água, luz e telefone. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realizou uma vistoria no local, detectando 15 pontos de desmoronamentos. A partir dessa análise, foi elaborado um pré-projeto para captação de recursos junto aos governos estadual e federal. A Secretaria de Operações Urbanas realizou a limpeza, retirada de escombros e desvio do fluxo de água para evitar novos desmoronamentos até a conclusão das etapas do projeto.
Comentários