URGENTE

Prefeito de Guarujá (SP), Válter Suman, é preso pela Polícia Federal

Equipe policial realizou uma operação para apurar desvio de dinheiro da saúde pública

Da redaçãoPublicado em 15/09/2021 às 20:04Atualizado há 15/09/2021 às 20:25
Secretário da educação, Marcelo Nicolau também foi preso (Divulgação)

Secretário da educação, Marcelo Nicolau também foi preso (Divulgação)

O prefeito de Guarujá (SP), Válter Suman (PSDB), foi preso em flagrante nesta quarta-feira (15) durante operação da Polícia Federal. A equipe policial cumpriu diversos mandados de busca e apreensão na residência de funcionários públicos inclusive do secretário de Educação, Marcelo Nicolau.

A Operação Nadar apurou esquema de desvio de dinheiro na rede pública de saúde. Na casa do prefeito da cidade foi encontrada grande quantia em espécie assim como na casa do secretário. Ambos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal de Santos para prestar os devidos esclarecimentos.

Por meio de nota a comunicação da Polícia Federal de Santos ressaltou que não haverá mais informações, pelo menos nesta quarta-feira, quando a Operação Nadar realizada nesta manhã.

Como tudo aconteceu

As investigações acontecem desde o início do ano e começaram quando o Ministério Público de São Paulo indicou irregularidades no contrato entre a prefeitura de Guarujá e Organização Pró-Vida, responsável por administrar a UPA da Rodoviária e outras 15 Usafas (Unidades de Saúde da Família).

O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal devido a complexidade. Hoje, por volta das 18h30, o prefeito e o secretário foram levados no camburão da viatura da PF, após horas prestando esclarecimentos na sede do órgão federal.

De acordo com informações extraoficiais, os dois serão levados ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Vicente e passarão por audiência de custódia nesta quinta-feira (15).

Por meio de nota, a prefeitura de Guarujá confirmou que agentes estiveram nos paços municipais Moacir dos Santos e Raphael Vitiello para acesso a documentos e processos e ressaltou que aguarda outras informações.

A operação da Polícia Federal segue em sigilo e acontece em outras partes do país como Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Ao menos outros 10 mandatos de busca e apreensão foram cumpridos.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por