Em uma semana, vários roubos a banco e comércios foram realizados na região; uma mulher morreu na manhã desta sexta-feira após troca de tiros entre policiais e criminosos
Após uma onda de crimes deixar a cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, em pânico. A prefeita em exercício, Adriana Machado (PSD), informou que diante dos últimos acontecimentos na cidade, entrou em contato com o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP), Ronaldo Miguel Vieira na manhã desta sexta-feira (6), para uma reunião de emergência.
Durante a reunião, que aconteceu no Paço Moacir dos Santos Filho, as autoridades deliberaram que vão realizar um planejamento integrado que inclui operações especiais, visando criar um cinturão de segurança na Cidade, inclusive intensificando ações de patrulhamento durante a madrugada e, sobretudo, na área comercial de Vicente de Carvalho.
Por sua vez, a Guarda Civil Municipal vai receber o reforço de 29 novos guarda civis municipais (GCMs) que terminaram o curso de formação e já estarão nas ruas nesta sexta-feira (6). A GCM tem intensificado o patrulhamento preventivo em toda Cidade, até mesmo, com o apoio do grupamento especializado de Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
Adriana está no comando do Poder Executivo de Guarujá desde 29 de março, quando o prefeito foi afastado pela segunda vez - a primeira foi em 16 de setembro de 2021, quando chegou a ser detido, por suspeita de envolvimento em esquema de desvio de dinheiro na rede pública de saúde.
A semana começou tensa na cidade de Guarujá, a criminalidade na região assustou moradores que presenciaram roubos, assaltos e tiroteio na madrugada e até mesmo em plena luz do dia.
A loja da Casas Bahia, localizada no distrito de Vicente de Carvalho, foi invadida por criminosos no último sábado (30). O crime ocorreu na loja do bairro Jardim Santense, por volta das 14h, quando uma quadrilha armada invadiu o local e anunciou o roubo.
No mesmo dia, uma senhora, que foi vítima de roubo na cidade, ‘montou’ nas costas do autor do crime na tentativa de impedir sua fuga. O caso foi filmado por câmeras de segurança da via.
Logo depois, dois homens se passaram por clientes e assaltaram uma farmácia no bairro Pitangueiras. A dupla abordou a funcionária do caixa e anunciou o assalto.
Durante o crime, eles agiram tranquilamente, enquanto um deles roubava o dinheiro do caixa e os pertences da funcionária, o outro passeava com uma cestinha pela farmácia.
Já na quarta-feira (4), um roubo a agência bancária do Bradesco e lojas próximas resultou em um prejuízo de R$ 130.540. Após criminosos invadirem uma agência e explodirem caixas eletrônicos. A Polícia Militar (PM) cercou o local e houve troca de tiros. Paralelamente ao roubo do banco, outros homens arrombaram as lojas Nivalmix e a Lojas Cem da avenida Thiago Ferreira, e ninguém foi preso.
Já nesta sexta-feira (6), uma mulher morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo durante confronto entre criminosos e a PM, próximo à Praça 14 Bis, em Guarujá. Quatro homens foram presos.
A deputada federal Rosana Valle se pronunciou, na quinta-feira (5), quanto aos crimes recorrentes na cidade de Guarujá e também cobrou as autoridades paulistas para reforçar a segurança na região.
Em um ofício encaminhado ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), general João Camilo Pires dos Santos, a deputada cobra para que a Secretaria reforce o policiamento na cidade de Guarujá.
“Guarujá pede ajuda! Essas cenas de violência vêm se repetindo em uma escala cada vez maior no município. A população e os comerciantes precisam de ajuda e pedem que haja um reforço no policiamento por parte das polícias Civil e Militar. Queremos maior segurança no município de Guarujá”, afirma a deputada.
Comentários