SELVAGEM MAS NEM TANTO

Prainha Branca: saiba como chegar na última praia de Guarujá

Localizada próxima a saída da balsa Guarujá-Bertioga, vila ainda guarda o espírito caiçara e seu acesso é feito por meio de trilhas

Da redação
Publicado em 10/11/2021, às 14h17 - Atualizado em 17/02/2023, às 11h54

FacebookTwitterWhatsApp
Prainha Branca em Guarujá, litoral de São Paulo - Valclei Lemos
Prainha Branca em Guarujá, litoral de São Paulo - Valclei Lemos

Com pouco mais de 1,3 km de extensão, a Praia Branca, ou “Prainha”, como é mais conhecida, é daqueles destinos para quem quer curtir uma praia sem aquela lotação típica das praias mais famosas do Guarujá, no litoral de São Paulo, na temporada de verão. 

A Prainha ainda guarda aspectos mais selvagens, mas com alguma infraestrutura, o que acaba atraindo não só grupos de jovens, mas também famílias. Aqui você vai ficar sabendo um pouco das belezas do local, como chegar e muito mais. 

A Praia Branca fica próxima à divisa entre Guarujá e Bertioga, na saída da balsa que faz a travessia entre os dois municípios. O acesso é por meio de trilha leve e calçada, com um percurso de 2km. Não há maiores dificuldades para se vencer o caminho, que dura por volta de 30 minutos. 

Dica: para quem não está com tanto pique assim para encarar a trilha, é possível acessar a Praia Branca de barco. Barqueiros partem de Bertioga, ao lado do píer Licurgo Mazzoni e seguem até à praia, ao lado do ilhote. O valor por pessoa é R$ 30. 

Após encarar a trilha cercada de natureza exuberante, ou curtir o passeio pelo mar, o visitante dá de cara com uma praia de areia branca e macia e um mar limpo e um tanto revolto, o que acaba sendo um atrativo para a galera do surfe. Mas o lado mais à direita é mais calmo e permite um banho de mar sem maiores sustos. De qualquer forma, é sempre recomendado não abusar e ter em mente aquela máxima: "água no umbigo, sinal de perigo". 

O que fazer na Prainha?

Próximo a trilha que dá acesso à Praia Branca existe uma vila de mais ou menos 350 habitantes, que ainda guarda toda aquela tradição caiçara tão característica e acaba colaborando para que o turista já entre de cabeça no clima de simplicidade que a Prainha tem.

Bom ter em mente que a Praia Branca não é uma praia totalmente selvagem. Ela conta com algumas opções de restaurantes e bares, mas nada muito requintado, tudo mantendo o jeitão simples e descolado que caracteriza o lugar. Ah, em muitos desses locais você encontra música ao vivo. 

Pode acampar na Praia Branca?

Se você quer saber onde ficar na Prainha Branca, para quem quer se hospedar por lá, há pousadas e também a opção de acampar. Apesar de a Prainha ter esse lado mais jovem, ela, principalmente na temporada de verão e feriados, tem atraído um público mais eclético, se tornando um espaço bem democrático, sem ser lotado. 

Mais algumas dicas importantes:

  • Por ser um local simples e afastado, é sempre bom ter um pouco de dinheiro com você, pois nem sempre a maquininha do cartão vai funcionar. 
  • Principalmente nas trilhas, nunca deixe de levar um “kit sobrevivência”, com itens como protetor solar, repelente, água e algum petisco que dê aquela energia extra.
  • Consciência ecológica é algo que devemos ter em todas as praias que visitamos, obviamente. Mas na Prainha essa atitude deve ser mais presente ainda, até como sinal de respeito à comunidade caiçara que ali mora. Portanto, sempre recolha seu lixo!
  • No mais, relaxe! Você escolheu o lugar ideal para tanto. Ficar apenas olhando a paisagem linda a sua frente ou aproveitar para ficar só de preguiça na areia tomando sol são programas ideais para se fazer na Praia Branca.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!