Localizada próxima a saída da balsa Guarujá-Bertioga, vila ainda guarda o espírito caiçara e seu acesso é feito por meio de trilhas
Com pouco mais de 1,3 km de extensão, a Praia Branca, ou “Prainha”, como é mais conhecida, é daqueles destinos para quem quer curtir uma praia sem aquela lotação típica das praias mais famosas do Guarujá, no litoral de São Paulo, na temporada de verão.
A Prainha ainda guarda aspectos mais selvagens, mas com alguma infraestrutura, o que acaba atraindo não só grupos de jovens, mas também famílias. Aqui você vai ficar sabendo um pouco das belezas do local, como chegar e muito mais.
A Praia Branca fica próxima à divisa entre Guarujá e Bertioga, na saída da balsa que faz a travessia entre os dois municípios. O acesso é por meio de trilha leve e calçada, com um percurso de 2km. Não há maiores dificuldades para se vencer o caminho, que dura por volta de 30 minutos.
Dica: para quem não está com tanto pique assim para encarar a trilha, é possível acessar a Praia Branca de barco. Barqueiros partem de Bertioga, ao lado do píer Licurgo Mazzoni e seguem até à praia, ao lado do ilhote. O valor por pessoa é R$ 30.
Após encarar a trilha cercada de natureza exuberante, ou curtir o passeio pelo mar, o visitante dá de cara com uma praia de areia branca e macia e um mar limpo e um tanto revolto, o que acaba sendo um atrativo para a galera do surfe. Mas o lado mais à direita é mais calmo e permite um banho de mar sem maiores sustos. De qualquer forma, é sempre recomendado não abusar e ter em mente aquela máxima: "água no umbigo, sinal de perigo".
Próximo a trilha que dá acesso à Praia Branca existe uma vila de mais ou menos 350 habitantes, que ainda guarda toda aquela tradição caiçara tão característica e acaba colaborando para que o turista já entre de cabeça no clima de simplicidade que a Prainha tem.
Bom ter em mente que a Praia Branca não é uma praia totalmente selvagem. Ela conta com algumas opções de restaurantes e bares, mas nada muito requintado, tudo mantendo o jeitão simples e descolado que caracteriza o lugar. Ah, em muitos desses locais você encontra música ao vivo.
Se você quer saber onde ficar na Prainha Branca, para quem quer se hospedar por lá, há pousadas e também a opção de acampar. Apesar de a Prainha ter esse lado mais jovem, ela, principalmente na temporada de verão e feriados, tem atraído um público mais eclético, se tornando um espaço bem democrático, sem ser lotado.