ESPÍRITO AVENTUREIRO

Praia do Sangava: experiência repleta de aventuras em Guarujá

Essa pequena praia deserta escondida no Guarujá só é acessada por barco ou trilha. Confira todas as dicas que separamos para você conhecer essa porção de paraíso na Baixada Santista

Da redação
Publicado em 19/11/2021, às 08h36 - Atualizado em 23/02/2022, às 09h36

FacebookTwitterWhatsApp
Vista aérea de Guarujá, litoral de São Paulo - Pedro Rezende
Vista aérea de Guarujá, litoral de São Paulo - Pedro Rezende

Com apenas 90 metros de extensão, areia macia e ornada com imensas pedras, a Praia do Sangava, conhecida também como Congava, é uma praia deserta e praticamente um pedacinho de paraíso bem escondido no Guarujá, litoral de SP.

Como o seu acesso é feito apenas por uma trilha considerada não tão fácil de se vencer, ou por barcos que não chegam a atracar, é um passeio indicado para quem tem espírito aventureiro.

Para saber como chegar, o que fazer de bom por lá e outras dicas de ouro, leia esta matéria que preparamos especialmente para você. Aproveite!

Como chegar à Praia do Sangava?

Não vamos mentir: chegar até a Praia do Sangava não é das tarefas mais fáceis. Por ser uma praia bem escondida, ela só pode ser acessada por trilha ou por barco.

A trilha em questão sai da Praia do Góes, que fica próxima, e não é das mais simples de se vencer, pois é um tanto íngreme e com obstáculos. Para quem já está acostumado a pegar trilha nem é tão difícil assim, mas para os novatos pode ser uma experiência bem cansativa.

E para quem imaginou que a opção de acessar a Praia do Sangava de barco seria isenta de aventuras, se enganou. As embarcações não conseguem atracar e o desembarque acontece na água mesmo. Se for um dia de mar calmo, ok, sem muitos problemas. Mas se for daqueles dias de maré mais revolta, chegar até a areia requer esforço.

Anota aí:

Os barcos que levam os turistas até a Praia do Sangava saem de Santos, de um local conhecido como Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia. Essa travessia leva por volta de 15 minutos.

Para chegar no Guarujá partindo da Capital paulista é só seguir pelo Sistema Anchieta- Imigrantes e Rodovia Cônego Dômenico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá). O trajeto tem pouco menos de 100 km.

Já para acessar a cidade de Santos, mais precisamente a Ponta da Praia, onde fica a Ponte Edgard Perdigão, é preciso fazer a travessia de balsa entre os dois municípios. No site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo é possível ter todas as informações sobre como andam as travessias.

Como é a Praia do Sangava e o que fazer por lá?

Apesar de ser uma praia de águas calmas e claras e contar até com piscinas naturais, o que é um convite para quem não sabe nadar tão bem assim, a Praia do Sangava não é muito indicada para idosos e para famílias com crianças, tanto por seu difícil acesso quanto por não ter nenhum tipo de comércio.

Por conta do mar tranquilo é um ótimo lugar para praticar stand up paddle e canoagem. Para quem curte aventura e um contato mais próximo com a natureza, a própria trilha é um ótimo programa. Ah, é claro: ficar apenas contemplando a paisagem deslumbrante e aproveitando para descansar a mente também é uma ótima ideia!

A Praia do Sangava também é um excelente local para quem curte mergulho. Há uma profunda caverna submersa, com corais e peixes.

Mais dicas

  • Para acessar a Praia do Góes, que é onde tem início a trilha que leva até a Praia do Sangava, também é necessário pegar uma trilha ou embarcação.
  • Como não há comércios, leve tudo que for precisar: lanches, água, protetor solar e repelente, afinal, a proximidade com a mata pode ser cruel para quem não pode com os mosquitos.
  • Apesar de muita gente insistir em acampar por lá, a prática é proibida.
  • Sim, o pôr-do-sol de lá é uma visão paradisíaca, mas o ideal é ir embora antes que a noite caia de vez.
  • Para quem vai encarar a trilha, preparo redobrado: vá com um sapato apropriado para esse tipo de caminhada, leve aquele petisco para dar uma energia extra e água.
  • Vá em grupo para a Praia do Sangava, principalmente se for acessá-la por meio da trilha. É bem mais seguro!
  • E, para terminar, a dica mais importante de todas: sempre recolha seu lixo! Nada de largar resíduos para trás. Deixe na Praia do Sangava apenas pegadas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!