FAZ JUS AO NOME

Praia do Éden: paisagem de paraíso em pleno Guarujá

Conheça as dicas para acessar e aproveitar tudo que esse pedaço de paraíso da cidade da Baixada Santista tem a oferecer para quem o visita

Da redação
Publicado em 19/11/2021, às 10h00 - Atualizado em 15/02/2023, às 11h05

FacebookTwitterWhatsApp
Guarujá, litoral de SP - Valclei Lemos
Guarujá, litoral de SP - Valclei Lemos

Tal qual a imagem idealizada que temos do Jardim do Éden, a Praia do Éden, no Guarujá, litoral de SP, conta com um cenário paradisíaco, fazendo jus ao seu nome.

Ela fica localizada dentro do Condomínio Sorocotuba e a cerca de 10 km do centro do Guarujá. O acesso é feito por trilha. Pesquisando destinos no litoral paulista que fogem do comum? Então, curta esta matéria e todas as informações que preparamos sobre como é, como chegar e o que fazer na Praia do Éden. Quem sabe não é pra lá que você vai nas próximas férias?

Como chegar na Praia do Éden?

Cercada por uma vegetação exuberante, a Praia do Éden tem aproximadamente 150 metros de extensão e fica localizada entre a Praia da Enseada e a Praia do Mar Casado. Seu mar é de um lindo tom de verde, mas um tanto agitado por ser uma praia de tombo. Portanto, é preciso atenção quando for se banhar em suas águas.

A Praia do Éden fica dentro do Condomínio Sorocotuba. É possível acessar o condomínio de carro ou moto, se identificando na portaria. Há estacionamento por lá. Para conseguir chegar até a praia de fato é necessário pegar uma trilha na encosta do morro. A trilha é um tanto acidentada, com pedras que formam degraus, o que pode ser meio escorregadio. Para quem não está acostumado, é bom ir com um calçado que ofereça segurança ao caminhar e seguir com cuidado para evitar quedas.

A faixa de areia é estreitinha, tem areia fofa e também é emoldurada com muita natureza. Ah, e é possível até que você tenha a sorte de se deparar com uma tartaruga marinha, pois elas costumam marcar presença no local.

Para quem parte da cidade de São Paulo rumo ao Guarujá, vai percorrer pouco menos de 100 km utilizando o Sistema Anchieta-Imigrantes e a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá).

Para quem se encontra na cidade vizinha de Santos, a travessia de balsas entre os dois municípios, na altura da Ponta da Praia, é o caminho natural. Acesse o site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo para ficar sabendo as condições da travessia e quanto tempo está levando. Já no Guarujá, a via que dá acesso ao Condomínio Sorocotuba é a Estrada de Pernambuco, sentido Praia de Pernambuco.

O que fazer na Praia do Éden?

Como já dissemos, a praia do Éden tem ondas agitadas. Há também muitas pedras, o que é uma característica boa para quem curte mergulho e não perde uma oportunidade de visualizar a vida submarina. Uma boa ideia é o mergulho com snorkel.

Apesar de ficar dentro de um condomínio fechado, a praia do Éden conta com um bar na praia, o que já ajuda bastante, pois não é necessário carregar tudo o que você vai precisar no dia por lá, como acontece em outras praias de acesso restrito no Guarujá. Lembrando que não há pousadas nem hotéis na Praia do Éden e não é permitido acampar.

Para os dias em que o mar ficar um pouco mais calmo, a pedida é praticar stand-up paddle. Vale sempre o lembrete de tomar cuidado com o lixo produzido no local. Nada de largar latinha na areia ou qualquer outro resíduo, hein? No mais, relaxe! Ou curtindo a paisagem de sonho, deixando os pensamentos fluírem como as ondas do mar, ou deitado na areia só deixando o sol beijar a sua pele, não importa.

Os atrativos da praia do Éden incluem:

  • Beleza natural: a praia é cercada por uma vegetação exuberante e tem águas claras e limpas, com temperatura agradável durante a maior parte do ano;
  • Tranquilidade: a praia do Éden é mais afastada do centro do Guarujá, o que a torna um lugar mais tranquilo e reservado para quem quer relaxar e aproveitar a natureza;
  • Esportes aquáticos: o mar calmo é ideal para a prática de esportes como stand-up paddle, caiaque e natação;
  • Passeios de barco: a praia do Éden é um ponto de partida para passeios de barco pelas ilhas próximas, como a Ilha do Arvoredo e a Ilha do Guará.

Veja também:

É importante lembrar que a Praia do Éden não possui grande infraestrutura, com poucas opções de quiosques e barracas. Por isso, considere levar alimentos e bebidas caso planeje passar o dia na praia. Você chegou em um pedacinho especial do litoral de São Paulo e merece curtir tudo o que ele tem a oferecer. Divirta-se!

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!