NO RABO DO DRAGÃO

Praia do Camburi: tesouro escondido em Guarujá

Próxima da Praia Preta e da Praia Branca, a Praia do Camburi é ótima para a prática do surfe e para quem curte uma boa trilha

Da redação
Publicado em 22/11/2021, às 10h43 - Atualizado em 08/11/2022, às 13h39

FacebookTwitterWhatsApp
Praia da Enseada, em Guarujá - PMG
Praia da Enseada, em Guarujá - PMG

A praia do Camburi é mais uma das praias quase desertas da região do Rabo do Dragão, no Guarujá, no litoral de SP, já bem próxima de Bertioga. O acesso a ela é feito por meio de trilhas, saindo da Praia Preta e da Praia Branca. Curta esta matéria especial com as dicas para conhecer mais esse tesouro escondido da cidade da Baixada Santista.

Como é a praia de Camburi?

Com 400 metros de extensão, a praia do Camburi é uma estreita faixa de areia fofa, cercada de muita Mata Atlântica. É uma praia considerada de tombo, com ondas fortes, o que a faz ótima para a prática do surfe. Nela também há um rio e pedras, de onde é possível dar um bom mergulho (sempre com cuidado e atenção). Outra atividade que tem tudo para ser bastante prazerosa é a caminhada, curtindo a linda paisagem e a tranquilidade que lá existem. 

  • Lembrete: Por ser uma praia quase selvagem, na Praia do Camburi não existem nem quiosques, nem restaurantes, nem qualquer estrutura voltada ao turismo. 

Como acessar a Praia do Camburi?

Para acessar a Praia do Camburi é preciso entender o seu difícil acesso. Algo que a torna um destino muito complicado para alguns, mas uma aventura desafiadora para outros, principalmente para os fãs de trilhas.

Tudo começa na Praia Branca, próximo à saída da balsa que faz a travessia entre Guarujá e Bertioga. Ali tem início a trilha que leva até a Prainha Branca. Essa trilha não é das mais difíceis, pois conta até com trechos pavimentados e com corrimão e dá acesso também a uma comunidade caiçara existente por ali, com cerca de 350 habitantes. O trajeto dura mais ou menos meia hora.

Depois de chegar na Prainha Branca, é hora de pegar uma outra trilha até a praia vizinha, a Praia Preta. Nesse caminho já há mais dificuldades. Ele tem por volta de 300 metros. É partindo da Praia Preta que sai a trilha que finalmente vai chegar até a Praia do Camburi. São uns 800 metros em um trajeto considerado difícil.

O que fazer em Camburi?

  • É possível acessar a praia de barco também. Normalmente próximo a travessia de balsas existem lanchas que oferecem o serviço de transporte até as praias Branca, Preta e Camburi.
  • Para quem for encarar as trilhas mesmo, é bom ir preparado. Leve água, protetor solar, repelente, lanche e vá com um calçado que facilite a caminhada.
  • Sempre é bom lembrar que não é o tipo de passeio recomendado para ir com crianças, seja pela falta de estrutura do local, pelo mar de ondas fortes ou o difícil acesso.
  • Se você vem da cidade de São Paulo rumo ao Guarujá, vai rodar pouco menos de 100 km entre o Sistema Anchieta-Imigrantes e a rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera- Guarujá).
  • Para quem já está no Guarujá, como na Praia das Pitangueiras, por exemplo, a distância de lá até a Praia Branca, que é o início da trilha até a Praia do Camburi, é de pouco menos de 30 km, o que dá por volta de 1h de carro. 
  • Já para quem vem do Litoral Norte de São Paulo ou desceu a serra pela rodovia Mogi-Bertioga, o caminho é pegar a balsa em Bertioga para acessar o Guarujá. Inclusive, já vai ficar bem perto do início da trilha para a Prainha Branca. No site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo têm todas as informações sobre as condições das travessias.
  • Próximo a travessia de balsas existem estacionamentos.
  • Para quem quer pernoitar naquela região, o ideal é fazer isso na Prainha Branca, que conta com pequenas pousadas e também áreas mais preparadas para acampar. 
  • Na Prainha Branca também existem opções de comércio.

E, para finalizar, nunca é demais lembrar: tenha cuidado com o lixo que produzir nas três praias. Sempre recolha os resíduos e os leve com você até encontrar um local apropriado para o descarte, combinado?

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!