PEQUENA NOTÁVEL

Praia das Conchas: uma das mais charmosas de Guarujá

Essa praia de acesso restrito fica na região conhecida como "Rabo do Dragão" e é ideal para relaxar e ter um contato mais próximo com a natureza

Da redação
Publicado em 11/11/2021, às 08h59 - Atualizado em 24/01/2023, às 09h40

FacebookTwitterWhatsApp
Guarujá, litoral de SP - Pedro Rezende
Guarujá, litoral de SP - Pedro Rezende

Podemos chamar a Praia das Conchas de uma “pequena notável”. Pequena pois possui apenas 50 metros de extensão. Seu nome vem de uma formação rochosa repleta de conchas existente por lá. As conchas também se espalham pela areia branca e fofa.

Há também várias pedras e o mar é calmo e com água cristalina. Quer saber mais como aproveitar esse pequeno paraíso escondido no Guarujá, litoral de SP? Confira as dicas que preparamos para você.

Como chegar à Praia das Conchas?

A Praia das Conchas é uma praia de acesso restrito, pois fica localizada dentro do Condomínio Iporanga, numa região do Guarujá conhecida como “Rabo do Dragão”, mais a leste da Ilha de Santo Amaro, entre o Canal de Bertioga e o Oceano Atlântico. Ela leva esse nome porque o mapa do Guarujá lembra os contornos de um dragão. 

Como faço para entrar na Praia das Conchas?

Por se tratar de um condomínio fechado, o acesso é limitado visando a preservação do local e também a segurança de quem lá vive. É preciso se identificar na portaria do condomínio, portanto, leve seus documentos. Informe que você pretende visitar a Praia das Conchas. Como o número de visitantes permitido por vez é baixo, é necessário chegar bem cedo ao local. 

Para quem está mais ao centro do Guarujá ou em praias como a da Enseada, o acesso é feito pela via que segue rumo à travessia de balsas entre o Guarujá e Bertioga, por volta do quilômetro 17,5. A Praia das Conchas fica entre as praias de Iporanga e de São Pedro.

Lembrete: por ficar dentro de um condomínio fechado, o monitoramento de entrada e saída de visitantes tem horário: entre 7h da manhã e 18h. Portanto, não é uma praia que seja possível frequentar de noite.

O que tem de bom para se fazer na Praia das Conchas?

Como as águas da Praia das Conchas são tranquilas, ela não é a melhor opção para quem quer pegar onda. Lá as práticas esportivas mais indicadas são o stand up paddle, a pesca esportiva e o snorkeling. 

O snorkeling é um tipo de mergulho em que o praticante fica mais próximo da superfície da água. Ele é praticado basicamente com o uso de três equipamentos: máscara, nadadeiras e snorkel.

Há quem prefira usar também um colete salva-vidas, que permite que quem não sabe nadar flutue e também desfrute dessa prática que permite explorar a fauna e a flora subaquática. E, as águas claras da Praia das Conchas são perfeitas para isso!

Para quem quer mesmo é relaxar e aproveitar para se banhar, uma das atrações da Praia das Conchas é uma espécie de piscina natural presa em uma imensa rocha, do lado mais à esquerda da praia. 

Comércio na Praia das Conchas

Quem está mais acostumado a frequentar praias badaladas que costumam lotar na alta temporada de verão ou mesmo feriados prolongados tem que ter em mente que as coisas na Praia das Conchas funcionam de forma diferente.

Não é permitido a venda de alimentos por lá. Logo, no seu planejamento para passar o dia, ainda mais com crianças, monte uma espécie de piquenique pra levar. Leve também tudo que imagina que vá precisar, como protetor solar, por exemplo.

Pelo fato de não haver quiosques, também não tem a comodidade de conseguir cadeiras e guarda-sóis. Só há duchas e banheiro. 

Por essas características, sossego é o que mais se encontra por lá. Não há lotação e toda aquela “muvuca” que a maioria já encarou nas praias mais famosas do litoral de São Paulo.

Para quem está precisando relaxar do estresse do dia-a-dia, desanuviar os pensamentos, deixar a mente voar com um cenário digno de cartão postal, rodeado por natureza preservada, é com certeza um lugar para ir nas próximas férias.

Limpeza na Praia das Conchas

Todo cuidado com o lixo é pouco. Em toda praia que visitamos esse deve ser um mantra para todos nós, mas em praias ainda preservadas e, como no caso da Praia das Conchas, de acesso restrito, isso é mais do que uma obrigação. É sinal de civilidade. Leve sacolinhas e, ao ir embora, recolha todos os resíduos produzidos. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!