OPERAÇÃO ESCUDO

Polícia Civil divulga imagem do 'sniper do tráfico' responsável pela morte do soldado Reis

Operação Escudo investiga e prende suspeitos após disparo que vitimou soldado da Rota em operação

Da redação
Publicado em 29/07/2023, às 16h54 - Atualizado em 31/07/2023, às 08h32

FacebookTwitterWhatsApp
Segundo a polícia civil, Erickson David da Silva é o principal suspeito de atirar contra PM da Rota PM da Rota morto em Guarujá - Divulgação
Segundo a polícia civil, Erickson David da Silva é o principal suspeito de atirar contra PM da Rota PM da Rota morto em Guarujá - Divulgação

A Polícia Civil de São Paulo divulgou a imagem do suspeito apontado como o 'sniper do tráfico' responsável pela morte do soldado Patrick Bastos Reis, de 30 anos, da Ronda Ostensiva Tobias Aguiar (Rota). Erickson David da Silva é apontado como o autor dos disparos que alvejaram a equipe policial de Rota, vitimando fatalmente o soldado. O criminoso encontra-se foragido.

Leia também:suspeito de matar soldado da Rota em Guarujá (SP) é capturado neste domingo (30), diz Tarcísio de Freitas

De acordo com informações do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o disparo que resultou na morte do soldado Patrick foi efetuado a uma distância aproximada de 70 metros, sinalizando a presença de um franco-atirador utilizando um projétil calibre 9 milímetros, que atingiu a região do tórax da vítima.

Em resposta à execução do soldado, a 'Operação Escudo' foi deflagrada nas comunidades da Vila Júlia e Vila Zilda, em Guarujá, mobilizando cerca de 600 policiais em busca dos responsáveis.

Investigações

Agentes foram alvejados durante patrulhamento perto de túnel da Vila Zilda Morte de PM (Arquivo pessoal / Carlos Abelha)

O desenrolar das investigações, que resultou na identificação de quatro suspeitos ligados à morte do PM Patrick Bastos Reis, teve início a partir da análise de uma nota fiscal de um salgado adquirido em uma lanchonete. O delegado-geral de Polícia, Artur José Dian, informou que essa nota levou à captura da mulher que abastecia os criminosos com alimentos e bebidas na comunidade.

As equipes policiais seguiram as pistas obtidas e conseguiram prender dois indivíduos que confirmaram participação no crime. Um deles apontou a identidade do terceiro elemento, que foi responsável pelos disparos fatais contra o policial e está qualificado pelas autoridades. Até o momento, quatro envolvidos foram identificados, sendo dois deles já detidos, enquanto o 'sniper do tráfico', Erickson David da Silva, permanece em fuga.

O caso permanece em investigação, e as autoridades pedem a colaboração com informações através dos números 190 ou 181, garantindo o sigilo das denúncias.

O crime

Na noite de quinta-feira (27), o cabo Fabiano Oliveira Marin Alfaya, de 39 anos, e o soldado Patrick Bastos Reis, de 30 anos, ambos da Rota foram baleados durante patrulhamento na comunidade da Vila Zilda por volta das 23h próximo ao túnel Juscelino Kubitschek.

O soldado e o cabo foram levados ao pronto socorro da UPA Pam Guarujá. Atingido no tórax, o soldado não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o cabo foi atingido na mão esquerda, passou por atendimento médico e não corre risco de morrer.

O soldado Patrick , morava em São Paulo, praticava jiu-jitsu, era casado e tinha um filho de três anos. 

Policial foi socorrido (à esq.) mas não resistiu. Policial da Rota é baleado e morre em Guarujá Montagem com foto de carro e de policial (Imagens: Reprodução)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!