CRIME NO MAR

PM Ambiental multa pescadores em R$6 mil por pesca irregular no litoral de SP

Operações contra a pesca ilegal resultam em apreensão de 50 quilos de camarão; siris e peixes presos nas redes de pesca foram devolvidos ao mar

Da redação
Publicado em 05/07/2023, às 14h20 - Atualizado às 15h05

FacebookTwitterWhatsApp
Foram confiscadas 14 redes de pesca Pesca irregular - Divulgação PM Ambiental
Foram confiscadas 14 redes de pesca Pesca irregular - Divulgação PM Ambiental

Uma operação realizada na tarde de ontem (4) em Guarujá, litoral de São Paulo, contra a pesca irregular e predatória pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3°BPAmb) resultou em quatro flagrantes de pesca ilegal em diferentes locais.

As atividades de fiscalização e abordagem foram conduzidas dentro da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (Apamlc). Durante as operações, foram confiscadas quatro redes de arrasto, oito portas de arrasto e duas redes de emalhe, totalizando 150 metros de equipamentos utilizados na pesca ilegal. Duas embarcações envolvidas na pesca de arrasto de camarão foram apreendidas.

Foram confiscadas 14 redes de pesca Pesca irregular (Divulgação PM Ambiental)

Segundo informou a PM Ambiental à reportagem do Portal Costa Norte, dois pescadores foram autuados por não possuírem a licença apropriada para a pesca nem portarem suas carteiras de pescador profissional. As infrações resultaram em multas totalizando R$6 mil. Os infratores serão obrigados a comparecer à unidade da secretaria de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos sobre as violações cometidas.

Durante a retirada das redes de emalhe da água, os agentes ambientais encontraram algumas espécies marinhas vivas, como o siri-azul (Callinectes sapidus) e peixes da espécie guaivira/cavaco (Oligoplites saurus), que foram devolvidos ao mar visando à preservação destas espécies.

Ainda de acordo com a PM, 50 quilos de camarão sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) foram apreendidos e imediatamente doados à Prefeitura Municipal de Guarujá para posterior distribuição pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

Camarão sete-barbas foi doado à prefeitura de Guarujá Apreenção de camarão guarujá (Divulgação PM Ambiental)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!