Operações contra a pesca ilegal resultam em apreensão de 50 quilos de camarão; siris e peixes presos nas redes de pesca foram devolvidos ao mar
Uma operação realizada na tarde de ontem (4) em Guarujá, litoral de São Paulo, contra a pesca irregular e predatória pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3°BPAmb) resultou em quatro flagrantes de pesca ilegal em diferentes locais.
As atividades de fiscalização e abordagem foram conduzidas dentro da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (Apamlc). Durante as operações, foram confiscadas quatro redes de arrasto, oito portas de arrasto e duas redes de emalhe, totalizando 150 metros de equipamentos utilizados na pesca ilegal. Duas embarcações envolvidas na pesca de arrasto de camarão foram apreendidas.
Segundo informou a PM Ambiental à reportagem do Portal Costa Norte, dois pescadores foram autuados por não possuírem a licença apropriada para a pesca nem portarem suas carteiras de pescador profissional. As infrações resultaram em multas totalizando R$6 mil. Os infratores serão obrigados a comparecer à unidade da secretaria de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos sobre as violações cometidas.
Durante a retirada das redes de emalhe da água, os agentes ambientais encontraram algumas espécies marinhas vivas, como o siri-azul (Callinectes sapidus) e peixes da espécie guaivira/cavaco (Oligoplites saurus), que foram devolvidos ao mar visando à preservação destas espécies.
Ainda de acordo com a PM, 50 quilos de camarão sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) foram apreendidos e imediatamente doados à Prefeitura Municipal de Guarujá para posterior distribuição pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).
Comentários