LIVRES E SOLTOS

PM Ambiental flagra pesca irregular em Guarujá (SP)

Peixes e siris enroscados e ainda vivos em rede de pesca irregular foram devolvidos ao mar

Da redação
Publicado em 01/03/2023, às 10h05 - Atualizado às 11h12

FacebookTwitterWhatsApp
Peixes e Siris enroscados e ainda vivos em rede de pesca irregular foram devolvidos ao mar Pesca irregular em Guarujá - Divulgação PM Ambiental
Peixes e Siris enroscados e ainda vivos em rede de pesca irregular foram devolvidos ao mar Pesca irregular em Guarujá - Divulgação PM Ambiental

Na segunda-feira (27), um peixe Enxada (Chaetodipterus faber), diversos siris (crustáceos) e peixes de várias espécies foram resgatados ainda vivos e enroscados numa rede de pesca do tipo emalhe de superfície (boiada) irregular em Guarujá, litoral de São Paulo.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCn

O flagrante foi realizado pelo Grupamento Tático Ambiental da Polícia Militar Ambiental Marítima que se deparou com o material de pesca sem as devidas plaquetas de identificação, tornando-se não permitido conforme a legislação pesqueira vigente.

Segundo a equipe, subordinada ao 3º BPAmb, cerca de 100 metros de rede de pesca irregular foi localizada no mar a menos de 20 metros da arrebentação das ondas na praia do Perequê e dentro da Área de Proteção Ambiental Marinha da Baixada Santista.

Segundo informou a corporação em nota, além do material de pesca não possuir as devidas plaquetas de identificação do pescador profissional responsável, não havia nenhuma embarcação presente responsável pela pesca assistida de acordo com a legislação. 

“Na ocasião, não havia nenhuma embarcação pesqueira nas proximidades, não sendo possível identificar o infrator, caracterizando também método de pesca não permitido. O petrecho foi imediatamente recolhido, sendo que algumas espécies marinhas foram desemalhadas vivas e devolvidas ao mar, como peixes Enxada e siris”, disse a PM Ambiental.

Rede de pesca

As redes de pesca do tipo espera ou emalhe de superfície (boiada) são petrechos utilizados para a captura de peixes e crustáceos em geral. A pesca artesanal não está proibida, pois trata-se de atividade de subsistência.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Entretanto, deve-se ter uma autorização prévia para tal prática. Caso as autoridades competentes não localizem nenhum tipo de identificação na rede, a atividade torna-se ilegal.

Denúncias

Quem tiver informações complementares que possam auxiliar na investigação de crimes como este pode denunciar à Polícia Ambiental pelo telefone (12) 3842-0123 no Litoral Norte ou nos telefones (13) 3348-4774 e (13) 3853-5750 para quem está na Baixada Santista e Vale do Ribeira. A identificação não é necessária.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!