Situada dentro de um condomínio fechado, o acesso a praia das Conchas é limitado devido à preservação ambiental e não há quiosques no local
Pequena e poderosa, a Praia das Conchas possui apenas 50 metros de extensão. Seu nome vem de uma formação rochosa recheada de conchas, que também se espalham pela areia branca e fofa.
A Praia das Conchas, na cidade de Guarujá, litoral de São Paulo, tem o acesso restrito, sendo possível somente através da entrada no Condomínio Iporanga, numa região do Guarujá conhecida como “Rabo do Dragão”, mais a leste da Ilha de Santo Amaro, entre o Canal de Bertioga e o Oceano Atlântico.
Primeiro, vamos explicar como chegar até o Guarujá: para quem sai da cidade de São Paulo pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, ao chegar na Baixada Santista deve acessar a rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga Piaçaguera-Guarujá. Esse percurso tem pouco menos de 100 km. Para quem está na cidade de Santos, a travessia de balsa entre os dois municípios, na altura da Ponta da Praia, é o caminho mais fácil.
Já para quem sai de Bertioga, há também a opção de travessia de balsa entre as duas cidades. Caso decida usar o serviço de balsas, deve acessar o site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo. Lá tem informações bem úteis sobre como andam as travessias, tempo de espera etc.
Por estar dentro de um condomínio fechado, o acesso é limitado devido à preservação ambiental. É obrigatória a identificação na portaria do condomínio com documentos (com foto). É importante ressaltar que irá visitar a Praia das Conchas.
O número de visitantes permitidos por dia é baixo, por isso recomendamos que cheguem cedo. A Praia das Conchas fica entre as praias de Iporanga e de São Pedro.
Como as águas da Praia das Conchas são tranquilas, ela é a melhor opção para quem quer praticar stand up paddle, a pesca esportiva e o snorkeling.
Para quem quer apenas relaxar e aproveitar para se banhar, uma das atrações dessa praia é a piscina natural presa em uma imensa rocha, no lado mais à esquerda da praia. A Praia das Conchas passa por intensa supervisão, por isso não é permitida a venda de alimentos no local e, pelo fato de não haver quiosques, também não há a comodidade de cadeiras e/ou guarda-sóis. Só há duchas e banheiro.