COMBATE AO CRIME

'Operação Escudo' mata mais um em Guarujá e mortes sobem para 19 no litoral de SP

Suspeito morreu durante confronto com policiais do Baep no bairro Perequê; moradores negam confronto


Da redação
Publicado em 19/08/2023, às 16h59 - Atualizado às 17h02

FacebookTwitterWhatsApp

Mortes em confronto na Operação Escudo sobem para 19 no litoral de SP Operação em Guarujá - Divulgação
Mortes em confronto na Operação Escudo sobem para 19 no litoral de SP Operação em Guarujá - Divulgação


Um homem de 36 anos, identificado como Willians dos Santos Santana, morreu em um confronto com a Polícia Militar (PM) no Guarujá, litoral de São Paulo, na tarde de ontem (18), durante mais uma ação da Operação Escudo. Com mais esse assassinato, o total de mortes relacionadas à operação alcança 19 casos.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Willians, que faria 37 anos em dezembro, teria tentado escapar da abordagem policial e teria disparado em direção aos policiais militares quando foi atingido com ao menos três tiros de pistola calibre .40 em resposta.

O incidente aconteceu no bairro Perequê, uma área conhecida por atividades ligadas ao tráfico de drogas. Durante a operação, porções de maconha, cocaína e crack, bem como anotações relacionadas ao tráfico, foram apreendidas, junto com um rádio comunicador. A perícia foi acionada e o caso foi registrado na Delegacia de Polícia do Guarujá.



Contrariando a versão oficial, moradores do bairro onde ocorreu o confronto negam que o homem tenha disparado contra os policiais. Segundo testemunhas oculares, a Polícia Militar teria "matado um trabalhador".

Operação Escudo

A Operação Escudo, iniciada em 28 de julho como resposta ao assassinato do policial militar Patrick Bastos Reis, de 30 anos, tem a duração prevista até o final de agosto. O policial, membro das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), foi morto durante o serviço com um tiro no tórax. Três indivíduos foram presos e acusados de homicídio em relação ao crime.

Balanço da Operação Escudo

Desde o início da operação, 513 pessoas foram detidas em ações policiais, quase uma tonelada de drogas foram apreendidas e 70 armas de fogo foram recolhidas. Além disso, durante esse período, surgiram várias denúncias de uso excessivo da força policial na Baixada Santista e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) foi acionado para investigar as mortes.



Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!