Com a meta de melhorar o atendimento e o tratamento dos pacientes do HSA (Hospital Santo Amaro), em Guarujá, a prefeitura e a Associação Santamarense de Beneficência do município, mantenedora da unidade hospitalar, entregarão à população novos serviços e equipamentos, às 10h da próxima quinta-feira (04).
Na oportunidade, serão entregues o Intensificador de Imagem (Arco Cirúrgico); a ‘Sala Limpa’ (uma unidade de nutrição); e o Centro de Oftalmologia; além da sede do Grêmio dos Empregados do hospital. No total, foram investidos cerca de R$ 1 milhão. A parceria foi feita por meio de contratualização entre prefeitura e HSA.
Resultados
Para o presidente Associação, Urbano Bahamonde, a contratualização está sendo bem gerida, com pessoas técnicas dos dois lados e diálogo profissional. “A relação entre prestador e gestor municipal tem resultado boas conseqüências”.
O diretor técnico do HSA, Hermano Boechat, apontou que os equipamentos que serão destinados a pacientes do SUS, convênio ou particular, são de primeiro mundo e atendem normas técnicas rigorosas. “Buscamos excelência no atendimento. O intensificador de imagem é o mesmo que o Hospital Albert Einstein utiliza. Os equipamentos de oftalmologia são únicos na região e o ‘Sala Limpa’ é o único no país”.
“Vamos alavancar os serviços, realizando mais exames e um atendimento de qualidade” Cássio Luiz Rosinha, secretário municipal da Saúde
Equipamentos e serviços:
Arco Cirúrgico – O aparelho também é conhecido como um intensificador de imagem. Atende procedimentos de diversas especialidades médicas facilita, qualifica e diminui o tempo dos procedimentos cirúrgicos. Além disso, facilita a realização de cirurgias ortopédicas e abaixa o risco anestésico. Na questão vascular, auxilia no diagnóstico, pois realiza exames de arteriografia e procedimentos endovasculares, que é menos invasivo. O equipamento permite ainda que, futuramente, sejam realizados procedimentos neurológicos, como por exemplo, o tratamento de aneurisma cerebral.
Sala Limpa – É a sala de procedimentos e manipulação de alimentação parenteral e enteral. É um ambiente específico para se fabricar toda a alimentação. A equipe responsável é especialista em nutrição pela Sociedade Brasileira de Nutrição (SBNEP). Todos os procedimentos atendem exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Alimentação Enteral: pela boca na forma de tabletes, mousses, cápsulas ou gotas, por tubo gástrico, tubo de alimentação duodenal ou gastrostomia.
Alimentação Parenteral: por injeção ou infusão. Centro Oftalmológico - Com equipamentos de última geração, o novo Centro Oftalmológico do HSA terá como grande parte de atendidos pacientes da rede pública.
Laser de Argônio: Serve para realizar fotocoagulação a laser em doenças como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e glaucoma.
Laser Yag: realiza foto de rupturas e o seu efeito é usado para procedimentos no tratamento do glaucoma e pós-catarata, entre outros.
Topografia computadorizada de córnea: através do reflexo de anéis concêntricos na córnea, é capaz de medir com precisão sua curvatura. Auxilia na cirurgia de catarata e no diagnóstico e acompanhamento de várias outras doenças corneanas.
Retinografia: aparelho capaz de registrar com precisão a imagem da retina. É utilizado para diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças oculares, como retinopatia diabética, catarata, glaucoma e degeneração macular.
Biometria ultrassônica: mede o tamanho do olho com precisão de centésimo de milímetro, sendo útil no cálculo da lente intraocular.
Ultrasonografia ocular: através de imagem na tela, a exemplo de um radar, evidência estruturas oculares que estão encobertas na visualização direta.
Campimetria computadorizada: faz análise qualitativa e quantitativa do campo visual. Facilita o diagnóstico e tratamento de muitas doenças, como glaucoma, retinose pigmentar, neuropatia óptica, etc.
Paquimetria ultrasônica: mede com precisão a espessura da córnea. É necessária para a avaliação do glaucoma, de ectasias corneanas, entre outras.
Fonte: PMG
Comentários