A feira da Avirrp (Associação de Agentes de Viagens de Ribeirão Preto e Região) foi escolhida como cenário pela prefeitura de Guarujá e o GCVB (Guarujá Convention & Visitors Bureau) para o lançamento da nova roteirização guarujaense, no último dia 26, em Ribeirão Preto. Sob a temática ‘Avirrp no país das Maravilhas’, a 15ª edição reuniu mais de 4 mil visitantes em 2 dias de feira.
Mais motivos Pensando como destino que envolve sonhos, magias e encantamento, a pasta de Turismo organizou as rotas que tem duração de 3h a 9h, estão divididas em níveis de dificuldade baixo, moderado e alto, percorrem da cabeça ao rabo do dragão e apresentam a todos os viajantes mais motivos para que visitem Guarujá o ano todo.
Conheça os 10 roteiros:
Bandeira Azul A rota ‘Bandeira Azul’ é compreendida pelo Forte dos Andradas, Praia do Tombo e Mirante do Morro da Caixa D’Água, Praia do Tombo, lar de surfistas e que recebeu a Bandeira Azul, certificação dada pela Foundation for Environmental Education, em razão da qualidade de suas águas e costa.
Barra Grande Já a rota Barra Grande compreende a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Praia do Tombo e Mirante do Morro do Maluf, procurado por praticantes de voo livre e por aqueles que amam se aventurar sobre os mais de 50m de altura das suas encostas praticando rapel. Águas da Enseada Quer ver tubarões, pingüins, tartarugas, peixes e mais de 200 outras espécies? A rota ‘Águas da Enseada’, contempla o maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, com 1,5 milhão de litros d’água e mais de 8 mil animais em exposição. Paraíso das Compras A rota ‘Paraíso das Compras’, como o próprio nome já diz, fará o visitante mergulhar no comércio popular de Vicente de Carvalho, que muito lembra a famosa rua 25 de Março, em SP, além de conhecer as Feiras de Artesanato das Astúrias, das Pitangueiras e da Praça das Bandeiras. Caminhos do Conde Para quem busca a prática de esportes radicais com segurança, a melhor opção é a rota ‘Caminhos do Conde’, que conduzirá o turista a uma trilha de propriedade particular, administrada pelo Instituto Litoral Verde e situada no km 14,5 da estrada Guarujá-Bertioga, na Serra do Guararu. Paraíso Sustentável A escolha da rota ‘Paraíso Sustentável’ não foi por acaso, ela apresentará a Ilha dos Arvoredos, localizada a 1,6 km da costa, na altura da Praia de Pernambuco. O espaço tem 37 mil km² e foi cedido pelo SPU (Serviço de Patrimônio da União), em 1950, ao engenheiro Fernando Eduardo Lee, que a transformou em palco de pesquisas científicas e um ambiente autosustentável. Águas Iluminadas A rota ‘Águas Iluminadas’ fará o visitante mergulhar em algumas das praias mais deslumbrantes, como a do Tombo. Em seguida, a extensa Praia da Enseada, onde os esportes náuticos são mais vibrantes, e a sofisticada Praia do Pernambuco, e ainda os restaurantes da rústica Praia do Perequê. Ruínas Caiçaras Próxima à balsa Guarujá-Bertioga está a rota ‘Ruínas Caiçaras’, onde estão as ruínas da Armação das Baleias, e as da Ermida de Santo Antônio do Guaibê; além de trilha da Prainha Branca, que é berço do surf; e a Praia do Mar Casado, cenário de um movimento único das águas. Branca e Preta A rota ‘Branca e Preta’ levará o turista a 4 paraísos rústicos e, ao mesmo tempo, charmosos: Trilha da Praia Branca, Praia Branca, Praia Preta e Praia de Camburi. Esta tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, ao lado da travessia de balsas Guarujá-Bertioga. Cachoeira das Cobras E, por último, vem a rota ‘Cachoeira das Cobras’, que tem início próximo à balsa Guarujá-Bertioga e é também conhecida como trilha alta. Ao longo do percurso, milhares de espécies de plantas e animais serão observados.
Comentários