Á DERIVA

Navio Patrulha “Maracanã” resgata veleiro francês à deriva no litoral paulista

Veleiro de 48 pés (cerca de 16 metros de comprimento), com dois tripulantes, havia saído do Chile com destino à Europa, mas foi surpreendido pelo mau tempo, decorrente de ventos fortes

Da redação
Publicado em 14/06/2023, às 18h28 - Atualizado em 15/06/2023, às 10h51

FacebookTwitterWhatsApp
Navio Patrulha Maracanã, da Marinha  navio da marinha - Reprodução
Navio Patrulha Maracanã, da Marinha navio da marinha - Reprodução

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 8° Distrito Naval, foi informada na noite de terça-feira, 13, sobre uma situação de emergência envolvendo a embarcação à vela Patchwork, de bandeira francesa, que ficou sem combustível a 16 milhas náuticas (aproximadamente 30 km) ao sul de Guarujá.

O veleiro, que tinha 16 metros de comprimento e transportava dois tripulantes, estava realizando uma viagem do Chile para a Europa quando foi surpreendido por um mau tempo severo na região da Baixada Santista.

Ventos fortes, com rajadas de até 30 nós, e ondas de três metros colocaram a embarcação em dificuldade. Diante dessa situação crítica, o comandante do veleiro acionou o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo.

Em resposta ao chamado de socorro, o Navio Patrulha (NPa) Maracanã, a mais recente embarcação construída pela Marinha do Brasil e em serviço no Grupamento de Patrulha Naval Sul Sueste, prontamente se dirigiu ao local de encontro para prestar assistência ao veleiro em perigo.

Navio Patrulha Maracanã, da Marinha navio da marinha (Reprodução)

Durante a madrugada de quarta-feira, 14, em uma operação coordenada com o Salvamar, órgão responsável pelas operações de busca e salvamento marítimo, o NPa Maracanã alcançou o local de encontro e realizou uma transferência de combustível para a embarcação em apuros. O veleiro foi então acompanhado até o porto de São Sebastião, onde pôde atracar em segurança.

A Marinha do Brasil destaca a importância da participação da sociedade no sentido de reportar denúncias e emergências náuticas e reafirma seu incentivo e valorização a essas ações. Para facilitar o contato nessas situações, a Marinha disponibiliza o telefone 185 como canal direto de comunicação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!